A grande decisão da Copa Libertadores 2024 acontece neste sábado (30), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. O confronto entre Botafogo e Atlético-MG promete marcar história, especialmente para o técnico Artur Jorge, que encara o duelo como o maior desafio de sua carreira. “Arrisco dizer que é o jogo mais importante da minha carreira. Não tenho dúvidas sobre isso. Carregamos o sonho de muita gente. A responsabilidade não nos tira o gosto de viver esse momento”, afirmou Artur Jorge em coletiva realizada nesta sexta-feira (29), após o reconhecimento do gramado.
O treinador destacou sua gratidão ao clube e à torcida alvinegra: “Tenho a obrigação de demonstrar o quão grato estou por liderar este projeto. Queremos fazer história com ambição e esperança, mirando o título.”
Botafogo chega à decisão com uma trajetória marcada por superações. A equipe deixou para trás adversários como Palmeiras, São Paulo e Peñarol. Para o técnico, porém, chegar à final não é suficiente: “O que fica na história é o nome dos vencedores. Não há história sem coragem, e é isso que teremos amanhã.”
View this post on Instagram
Preparação intensa e foco total
Na manhã desta sexta, o Botafogo realizou seu último treino no CT do Tigre. O zagueiro Bastos, lesionado no músculo posterior da coxa esquerda durante a a partida do Brasileirão contra o Palmeiras, ficou de fora e dificilmente estará disponível.
Artur Jorge elogiou o elenco e destacou a competitividade interna: “A importância dentro do grupo não se mede só pelo tempo em campo. Temos um elenco insaciável, com espírito coletivo acima de qualquer ego, e isso nos trouxe à final.”
Artur Jorge reconhece apoio da torcida
O elenco alvinegro também fez o reconhecimento do Monumental de Núñez, que receberá cerca de 70 mil torcedores, segundo a Conmebol. Artur Jorge destacou o impacto da torcida botafoguense: “Temos uma torcida extraordinária. Sentimos sua energia, e isso nos motiva ainda mais para dar tudo por esse título.”
Capitão Marlon Freitas confia na equipe
Presente na coletiva, o capitão Marlon Freitas, um dos destaques do Botafogo na competição, falou sobre a expectativa para sua primeira final de Libertadores: “É um momento único para o clube. A atmosfera será incrível. Estamos preparados para fazer uma grande partida e conquistar o nosso sonho.”
“Ambas as equipes mereceram estar nesta final. São duas equipes qualificadas. Mas a gente está bem preparado para isso, fazer uma grande final e conquistar o nosso sonho”, completou.
Marlon Freitas na coletiva “O que identifica o nosso grupo é que aqui nesse grupo não tem vaidade”. pic.twitter.com/lfFuNK72C7
— GILMAR MACHADO (@gmachadoalmeida) November 29, 2024
Artur Jorge fala sobre o Mundial de Clubes
Embora o foco esteja na final, técnico alvinegro reconheceu a importância do Mundial de Clubes como consequência da vitória: “Não jogamos pensando no Mundial. Queremos acrescentar valor à história do Botafogo. Renascer das dificuldades para competir no mais alto nível é um estímulo enorme. Mas é uma consequência, não só poder competir no catar no final do ano, mas também depois no mundial. Estamos falando da evolução do Botafogo, que passa por dificuldades e consegue renascer das cinzas para poder competir ao mais alto nível.”
LEIA MAIS: CONMEBOL modifica troféu da Libertadores às vésperas da final entre Botafogo e Atlético-MG