A FIFA anunciou nesta quinta-feira (28) os indicados ao prêmio The Best, que reconhece os melhores do mundo no futebol. Entre os 11 finalistas na categoria masculina estão nomes de destaque como Lionel Messi, do Inter Miami, Vini Jr., do Real Madrid, e Rodri, do Manchester City, vencedor da última Bola de Ouro. A premiação deste ano, que agora será chamada de “FIFA Awards”, leva em conta o desempenho entre junho de 2023 e maio de 2024. Confira os finalistas abaixo:
- Vini Jr. (Real Madrid)
- Rodri (Manchester City)
- Jude Bellingham (Real Madrid)
- Lionel Messi (Inter Miami)
- Lamine Yamal (Barcelona)
- Federico Valverde (Real Madrid)
- Florian Wirtz (Bayer Leverkusen)
- Kylian Mbappé (Real Madrid)
- Dani Carvajal (Real Madrid)
- Erling Haaland (Manchester City)
- Toni Kroos (Real Madrid)
A edição anterior do The Best gerou controvérsias ao coroar Lionel Messi como melhor do mundo em 2023, apesar de uma temporada discreta no Inter Miami. Este ano, a disputa promete ser acirrada, especialmente com o desempenho dominante de jogadores como Bellingham e Haaland, além da ascensão de jovens como Lamine Yamal, do Barcelona.
View this post on Instagram
Equipe do ano e destaque brasileiro
Entre os candidatos ao time do ano, três jogadores do Fluminense ganharam destaque após a conquista da Libertadores de 2023: Germán Cano, Ganso e Nino. O argentino Almada, do Botafogo, também está indicado entre os meio-campistas.
Além disso, os brasileiros Rodrygo, Dante, Bremer, Gabriel Magalhães e o goleiro Ederson também figuram na lista de finalistas.
Categoria feminina traz novidade com o “Prêmio Marta”
No futebol feminino, a grande novidade é a criação do Prêmio Marta, que homenageia a melhor jogadora com o gol mais bonito da temporada, em uma versão feminina do Puskás. A própria Rainha Marta está entre as indicadas graças a um golaço na vitória do Brasil sobre a Jamaica, em junho.
As indicadas pela FIFA a melhor jogadora do mundo
- Aitana Bonmatí (Barcelona)
- Barbra Banda (Shanghai Shengli/Orlando Pride)
- Caroline Graham Hansen (Barcelona)
- Keira Walsh (Barcelona)
- Khadija Shaw (Manchester City)
- Lauren Hemp (Manchester City)
- Lindsey Horan (Lyon)
- Lucy Bronze (Barcelona/Chelsea)
- Mallory Swanson (Chicago Red Stars)
- Mariona Caldentey (Barcelona/Arsenal)
- Naomi Girma (San Diego Wave)
- Ona Batlle (Barcelona)
- Salma Paralluelo (Barcelona)
- Sophia Smith (Portland Thorns)
- Tabitha Chawinga (PSG/Lyon)
- Trinity Rodman (Washington Spirit)
Como funciona a premiação da FIFA
A FIFA Awards considera votos de jornalistas, capitães e técnicos de seleções nacionais, além do público, que participa via internet. Cada grupo tem peso de 25% na votação final.
Criado em 2016, o prêmio The Best já coroou ícones do esporte como Cristiano Ronaldo, Messi e Robert Lewandowski. Embora tenha se fundido com a Bola de Ouro entre 2010 e 2015, as premiações atualmente seguem formatos distintos, com o FIFA Awards focando no desempenho ao longo da temporada europeia.
LEIA MAIS: Brasil encerra 2024 como a seleção do Top 10 da FIFA com menos derrotas