Na noite desta terça-feira, 26, Palmeiras x Botafogo representa o duelo mais esperado da temporada. Com a briga pelo título do Brasileirão em aberto, as equipes entram em campo a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque. Um jogo dessa importância, porém, deveria ter foco apenas dentro das quatro linhas, mas não é isso que acontece quando se tem Leila Pereira e John Textor em evidência.
Desde o ano passado, Leila e Textor iniciaram batalha intensa nos bastidores e que respingou por diversas vezes dentro de campo. O clima de rivalidade cresceu bastante e rendeu até ofensas de ambos os lados. Processos, CPI e críticas pesadas movimentaram a relação conturbada, mas que já entrou para a história por envolver dois grandes profissionais, de personalidade forte, e com amplo interesse em seus clubes.
Palmeiras x Botafogo: a briga fora de campo
Tudo começou em 2023. Incomodado com o suposto favorecimento para os adversários, John Textor iniciou uma série de acusações públicas contra a arbitragem brasileira. O clima que já não era bom, porém, ficou ainda pior quando Palmeiras e Botafogo se enfrentaram em jogo decisivo no ano passado. O placar de 4 a 3 para o Verdão e a polêmica expulsão de Adryelson foram o estopim para a briga entre os presidentes.
“O mundo todo viu, isso não é cartão vermelho. Ele (Adryelson) pegou a bola primeiro. Não tenho certeza nem se foi falta. Mas não é cartão vermelho, ele mudou o jogo. Isso é corrupção, isso é roubo. Por favor, me multa, Ednaldo, mas você precisa renunciar amanhã de manhã”, disse Textor, na ocasião.
Após todo o episódio, John Textor passou a acusar jogadores e árbitros de participarem de um suposto esquema para manipulação de resultados. O dono do Botafogo chegou a entregar um relatório com análises feitas por uma empresa especializada no “jogo limpo“. Depois da acusação, Leila entrou no circuito e partiu para o ataque.
Ofensas, críticas e clima ruim
“Me causa estranheza porque eu acho que o proprietário está desequilibrado. O Botafogo liderando por tanto tempo o campeonato, dá todo esse problema, a turbulência e perder esse campeonato acho que o Textor ficou desequilibrado (…)“, disse Leila Pereira após a entrega dos relatórios produzidos por Textor.
“Eu entendo que a Srª Pereira (Leila) ficaria chateada com nosso arquivamento com o judiciário. Ataques pessoais, porém, não ajudam ninguém, então eu não vou repetir essa ação (…)“, respondeu o dono do Botafogo.
A escalada do conflito!
Após a goleada do Palmeiras diante do Fortaleza por 4 a 0, Textor subiu o tom. “Pode me multar, Ednaldo, mas você precisa renunciar amanhã de manhã. Este campeonato virou uma piada. Ninguém merece isso. Os jogadores do Palmeiras não querem ganhar assim, nós não queremos perder assim. Senhores, vocês jogaram um belo jogo, mas isso é uma p… de uma corrupção“, disparou o norte-americano.
Ver essa foto no Instagram
Diante da grave acusação, o Palmeiras partiu para o ataque e processou Textor, que rebateu e apontou o envolvimento do Verdão na manipulação dos resultados. Foi assim que Leila Pereira pesou o discurso contra o rival e disparou críticas e ofensas. “O John Textor hoje é a grande vergonha do futebol brasileiro. É uma irresponsabilidade ímpar uma pessoa ficar fomentando mentiras (…) Esse senhor é um fanfarrão“.
Mais ofensas e trocas de “carinhos”
“Leila diz que não há manipulação de resultado, mas celebra o papel na comissão para investigar manipulação de resultados. O gringo é suspenso e a Leila ganha um aperto de mão do presidente da CBF no estádio de Wembley“, retrucou Textor em entrevista ao site “ge”.
“Não adianta você ficar pensando o que se passa na cabeça dele, eu sei o que se passa na cabeça dele. Esse senhor, desculpa a expressão, é um idiota. O que esse John Textor está achando é que o Brasil é uma bagunça, que as autoridades não tomam providência nenhuma“, respondeu Leila Pereira.
“Ela diz que sou louco que não produzi provas. Isso é mentira. Ela está mentindo. É desinformação. Sempre que ela entra no ar e diz ‘ele faz essas alegações sem provas’, ela mente intencionalmente. Ela sabe exatamente o que fiz no STJD. Ela coloca uma tremenda pressão sobre eles. Não sei dizer por que ela é tão contrária a isso“.
Palmeiras x Botafogo: o roteiro se repete!
Quase um ano depois das acusações de Textor, das respostas de Leila e de toda a polêmica em torno da manipulação de resultados, Palmeiras e Botafogo voltam a se enfrentar em duelo direto pelo título do Brasileirão. Apesar do tempo que se passou, o clima entre as equipes e dirigentes segue ruim. Assim, nos resta acompanhar os próximos capítulos e entender quem vai ter um final feliz nesta temporada.
LEIA MAIS EM: Palmeiras x Botafogo acontece nesta terça-feira; confira onde assistir!