Nesta segunda-feira (18), os dois últimos jogos da 37ª rodada da Série B acontecem. Enquanto Botafogo-SP e Avaí não brigam por mais nada, o resultado da outra partida, entre Ceará e América-MG, será decisivo para quem ainda sonha com uma vaga na elite do futebol de 2025. Com o Santos já garantido na Série A, restam três vagas disponíveis para os cinco times que ainda têm chances matemáticas de acesso: Novorizontino, Mirassol, Sport, Ceará e Goiás.
Para quem gosta de futebol, a calculadora é uma companheira indispensável no fim do ano. Mas não é só de três pontos que vivem as probabilidades de acesso. Por exemplo, os dois clubes paulistas possuem 64 pontos, porém, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, não têm a mesma probabilidade de subir. O Mirassol, em segundo colocado, está com 94,8%, enquanto o Novorizontino, em terceiro, tem 85% de chance de promoção. Mas por que, com a mesma pontuação, as equipes apresentam esta disparidade de 10%?
View this post on Instagram
Como são calculadas as probabilidades de acesso da Série B?
No site da UFMG, há uma tabela que evidencia as probabilidades de resultado de cada time quando visitam ou mandam um jogo. Isto é calculado principalmente levando em conta a média de gols marcados nas duas situações. Por exemplo, o Novorizontino possui 31.82% de chance de vencer um jogo nesta Série B quando joga como mandante. Já o Mirassol é mais efetivo em casa, registrando 48.28% de chance.
Além disso, o departamento registra outras estatísticas, como os pontos ganhos nas últimas dez rodadas do torneio, os resultados como mandante e visitante e há quantas partidas a equipe está invicta. Todos esses aspectos são levados em conta no cálculo do resultado das partidas.
Com estes números em mente, viramos para a tabela. Na última rodada, o clube de Novo Horizonte jogará fora de casa, contra o Goiás, que venceu as últimas cinco partidas. Apesar de ser visitante, as estatísticas mostram que o Novorizontino é “gosta” mais de jogar fora de casa. Porém, ao comparar com a probabilidade do Esmeraldino vencer dentro de casa, é uma tarefa mais difícil do que a do Mirassol, que receberá a Chapecoense, cuja chance de vencer um jogo como visitante é de apenas 23.26%.
Mas não são só as duas equipes de São Paulo que estão na briga. Portanto, a UFMG, levando em conta todos os confrontos entre as equipes que ainda têm chance e as probabilidades de cada resultado, chega à conclusão de que a chance do Mirassol terminar a rodada entre os quatro primeiros colocados é quase 10% maior do que a do Novorizontino.
Última rodada da Série B
Confira abaixo os jogos das equipes que ainda brigam por uma vaga na Série A. Todas as partidas ocorreram no dia 24/11, às 18h30 (de Brasília):
- Goiás x Novorizontino – chance do Goiás subir à Série A: 2,3%; chance do Novorizontino subir à Série A: 85%
- Mirassol x Chapecoense – chance do Mirassol subir à Série A: 94,8%
- Sport x Santos – chance do Sport subir à Série A: 75,8%
- Guarani x Ceará – chance do Ceará subir à Série A: 42,1%
LEIA MAIS: CBF divulga calendário oficial do Brasileirão 2025: confira as datas