Na última rodada da Nations League, Portugal e Polônia se enfrentaram no Estádio do Dragão, com os mandantes levando a melhor por um expressivo placar de 5 a 1. O resultado, que agrava a crise da seleção polonesa, que perdeu cinco dos últimos oito jogos, não foi o único ponto de discussão.
Ao término da partida, Piotr Zielinski, capitão da Polônia, e Nicola Zalewski decidiram tirar uma foto com Cristiano Ronaldo, autor de dois gols na partida, antes de deixar o estádio. O movimento dos atletas não caiu bem e gerou controvérsia na mídia polonesa.
Críticas de ex-jogadores poloneses
Jacek Bak, ex-zagueiro e veterano de duas Copas do Mundo pela Polônia (2002 e 2006), expressou sua indignação ao WP Sportowe Fakty: “Estou em choque. Perdemos por uma diferença tão grande e, depois, vejo os jogadores indo tirar fotos com Cristiano Ronaldo. Eles sorriem e agem como se nada tivesse acontecido”, afirmou Bak.
😂 Zalewski and Zielinski getting in line to grab a picture with Ronaldo
— Italian Football TV (@IFTVofficial) November 15, 2024
Ele continuou: “Perdemos por 5 a 1 e eu deveria pedir uma foto ao Ronaldo? Será que não temos nenhum orgulho? Hoje em dia, parece que as redes sociais são mais importantes, e quem postar primeiro uma foto com o Ronaldo é melhor? Esse não é o caminho. Primeiro precisamos mostrar algo dentro de campo. Ainda bem que já não jogo futebol, porque teria havido muitos problemas no vestiário depois de uma partida como essa. Para mim, isso é inaceitável.”
Dariusz Dziekanowski, outro ex-jogador da seleção polonesa, compartilhou a mesma visão. “Esse comportamento ridiculariza nossos jogadores. Depois de uma derrota por 5 a 1, eles agiram como atletas de seleções menores, como Andorra ou San Marino. Acho que a cabeça ficou no vestiário enquanto as pernas foram para o campo. Esse tipo de atitude não é aceitável”, criticou ao mesmo portal.
A defesa dos jogadores da Polônia
Durante uma coletiva de imprensa, Piotr Zielinski foi questionado sobre a controvérsia. Em resposta às críticas de Jacek Bak, ele declarou: “Ele tem o direito de opinar. Não acho que tenha feito nada de errado. Vou deixar isso sem comentários.”
O capitão também explicou a situação. “Nicola e eu nos aproximamos, pedimos uma foto e tiramos. Nem Cristiano nem nós tivemos qualquer problema com isso. Não vejo motivo para tanta polêmica, e é só isso”, finalizou.
LEIA MAIS: Conheça a trajetória financeira de Cristiano Ronaldo