Já fazem algumas semanas que a CBF tem indicado o desejo de mudanças no calendário do futebol brasileiro a partir de 2025 e anunciou algumas delas nos últimos dias. Além de colocar o Brasileirão mais longo para a próxima temporada, a entidade também anunciou ter realizado um pedido à Conmebol de perder uma das vagas para a Copa Libertadores.
Isso se explica exatamente para que os clubes do país ganhem folga no início da temporada, já que a ideia seria tirar as duas vagas brasileiras na pré-Libertadores para “ganhar” uma a mais direto na fase de grupos. Apesar disso, a organizadora da competição não pareceu ter gostado da ideia e somente ignorou o desejo da Confederação, mantendo o formato atual.
Proposta da CBF é rechaçada
Outro ponto colocado no ofício enviado, que foi assinado pelo presidente Ednaldo Rodrigues, é a extinção dos playoffs da Copa Sul-Americana. A fase em questão é disputada pelos times que ficam em segundo em seus grupos contra quem fica em terceiro no grupo da Libertadores, o que também enche o calendário brasileiro, que já é extenso.
Ednaldo Rodrigues, o PIOR presidente da história da CBF:
– Quer acabar com vaga de pré-Libertadores dos brasileiros (Realizando o SONHO da conspiração anti-Brasil) e sem consultar os clubes
– Calendário BIZARRO para 2025
– Piora na arbitragem e segurançaSuperou o Del Nero! 🤦🏻♂️ pic.twitter.com/p00sB0lXh4
— Arthur F. Garbuio (@arthurgarbuio) November 12, 2024
Na edição de 2024, quatro clubes tiveram que disputar esse mata-mata, de ida e volta, precisando colocar mais duas datas vistas como desnecessárias no calendário deles. Os times que estiveram na fase foram RB Bragantino, Internacional, Cuiabá e Athletico-PR, com apenas metade deles avançando (Bragantino e Athletico).
Vale ressaltar que a ideia da entidade nacional seria para mudar os critérios de acesso à torneios continentais a partir de 2026, colocando as alterações somente na próxima temporada, para que as regras da atual competição não fossem prejudicadas na reta final do campeonato. Mesmo assim, como já foi citado, a Conmebol simplesmente ignorou o ofício e deve manter o que já vem acontecendo para as próximas edições.
LEIA MAIS EM: CBF mantém Dorival Júnior e descarta Guardiola para a Seleção