Não é segredo para ninguém que todos os anos o futebol brasileiro apresenta jovens para todo o mundo. Destas promessas, Endrick e Savinho já se destacam em gigantes da Europa como Real Madrid e Manchester City, respectivamente, com ambos aparecendo na lista dos 10 atletas sub-21 mais valiosos do mundo.
A pesquisa é do Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES Football Observatory), que colocou Savinho como o quarto jovem mais valioso do futebol mundial, valendo cerca de 101 milhões de euros (R$ 635,9 milhões) após temporada de destaque no Girona, da Espanha, no último ano, e início promissor de sua trajetória na Inglaterra.
Endrick na Europa
Além dele, Endrick também foi citado, aparecendo na sexta colocação com o valor de R$ 615,2 milhões aproximadamente. Vale lembrar que além de mais jovem, já que tem 18 anos, o atacante do Real Madrid iniciou sua trajetória no Velho Continente nesta temporada, tendo ficado apenas um ano e meio no profissional do Palmeiras antes da transferência.
Stop that Savinho 🔥 pic.twitter.com/QMN8WCuyzb
— Sàvinho (@saviomoreiras) November 1, 2024
No topo da lista aparece Lamine Yamal, do Barcelona, que tem apenas 17 anos, sendo o mais jovem dos citados, mas já sendo titular de seu clube e da seleção espanhola, onde é um dos principais destaques da geração, já tendo conquistado a Eurocopa no meio deste ano. O jovem tem valor estimado e180,9 milhões de euros, vendo , Alejandro Garnacho, do Manchester United, e Warren Zaire-Emery, do PSG, aparecerem antes do primeiro brasileiro, completando o pódio.
Entre Savinho e Endrick, o meio-campista português, também do PSG, João Neves surge na quinta posição. Nas colocações finais, Rico Lewis, do City, Arda Guler, do Real Madrid, Kobie Mainoo, do United, e Kenan Yildiz, da Juventus, completam a lista do centro de observações do futebol mundial.
LEIA MAIS EM: Dois brasileiros entre os finalistas do principal prêmio para jovens jogadores