Nesta terça-feira (5), o Sporting recebeu, no Estádio José Alvalade, o Manchester City pela 4ª rodada da fase de Liga da Champions League 2024/25. O duelo entre as equipes invictas trazia diversas nuances. O treinador Rúben Amorim fez sua última partida à frente da torcida portuguesa. O próximo destino de Amorim é o rival do City, o Manchester United. O jogo também colocava frente à frente dois artilheiros nórdicos, Viktor Gyokeres, do Sporting, e Erling Haaland, do Manchester City.
Mesmo diante do gigante inglês, o clube de Amorim não se intimidou e passeou em campo, vencendo por 4 a 1 em uma partida maluca, com direito a hat-trick de Gyokeres e pênalti perdido por Haaland. A vitória deixa o clube português na vice-liderança, posição anteriormente ocupada pelos Citizens, que agora caem para 6º.
View this post on Instagram
O jogo entre Sporting e Manchester City
Com a bola rolando, o clube visitante não perdeu tempo e abriu o placar logo aos 3 minutos. Phil Foden aproveitou o vacilo da defesa, roubou a bola e soltou uma bomba da entrada da área, sem chances para o goleiro Israel. O Sporting teve uma ótima chance de empatar nos minutos seguintes, mas Gyokeres, cara a cara com Everson, tentou encobrir o goleiro brasileiro e desperdiçou.
Daí em diante, o City tomou as rédeas da partida e criou diversas chances de ampliar o placar. Destaque para as duas chances de Haaland, que teve sua cabeçada salva em cima da linha por Gyokeres e, posteriormente, forçou Israel a fazer uma linda defesa depois de cruzamento de Foden. O Sporting só voltaria a atacar na reta final do primeiro tempo, mas, desta vez, Gyokeres não desperdiçou o belo passe de Quenda e chutou na saída de Everson para levar o empate aos vestiários.
O começo da segunda etapa só pode ser descrito como insanidade. Já na saída de bola, o Sporting armou uma bela troca e passes que culminou em um gol de Maxi Araújo. Nem deu tempo do Manchester City raciocinar o gol sofrido, e Trincão foi derrubado por Rúben Dias dentro da área. Na cobrança do pênalti, o artilheiro Gyokeres bateu no canto oposto daquele escolhido por Everson e fez o terceiro dos portugueses.
Atrás no placar, o City teve a chance de ouro para diminuir e voltar para o jogo, depois do VAR chamar o árbitro para analisar um possível toque de mão de Diomandé. Entretanto, na marca da cal, Haaland pegou muito em baixo e a bola explodiu no travessão. Depois do pênalti perdido, ficou clara a decepção dos Citizens.
O Sporting quis explorar o mau momento inglês e Gyokeres quase fez o quarto, mas ficou indeciso na cara de Everson e desperdiçou. Porém, um minuto depois, Matheus Nunes derrubou Catamo dentro da área e o juiz marcou o terceiro pênalti do jogo, o segundo para o Sporting. Novamente, Gyokeres foi para a cobrança e, embora desta vez Everson tenha acertado o canto e até encostado na bola, a noite era do sueco, confirmando seu hat-trick.
LEIA MAIS: Ranking das 5 melhores finais de Champions League