O jogador peruano José Hugo de la Cruz Meza morreu no último domingo (3) após ser atingido por um raio durante uma partida de futebol em Huancayo, no Peru. O goleiro Juan Choca, que também foi atingido, está em estado grave e apresenta queimaduras severas. Outros três jogadores, Erick Estiven Ccente Cuyllor, Josep Gustavo e Cristian César Pituy Cahuana também receberam atendimento médico imediato. Embora permaneçam sob observação, suas condições são estáveis e não correm perigo iminente.
De acordo com o jornal francês L’Équipe, o jogo entre as equipes locais Juventud Bellavista e Familia Chocca acontecia sob uma forte tempestade na cidade de Coto Coto, em Chicha. O raio caiu poucos segundos após a suspensão da partida devido ao temporal, momento em que os jogadores deixavam o campo.
Segundo a imprensa local, as vítimas foram rapidamente encaminhadas ao hospital Carrión, em Huancayo. Autoridades e testemunhas expressaram pesar e preocupação com o ocorrido, destacando os riscos de competições ao ar livre durante condições climáticas severas.
🇵🇪 | Um jogador de futebol morreu e 7 foram hospitalizados em consequência de um raio durante uma partida entre as seleções peruanas Familia Ciocca e Juventud Bellavista. pic.twitter.com/vLrZWxhSc5
— World Events 🌎 (@Eventmund) November 4, 2024
Caso similar com jogador no Brasil
Em dezembro de 2023, no Paraná, o jovem jogador Caio Henrique, de 21 anos, morreu após ser atingido por um raio durante uma partida de futebol. O acidente, que também deixou outras quatro pessoas feridas, uma delas em estado grave, ocorreu no Estádio Municipal José Eleutério da Silva, onde Caio atuava pelo time de Japira em um confronto contra a equipe local pela primeira fase da Copa Regional de Futebol Amador.
Uma gravação feita por um torcedor presente registrou o momento em que o jogador, caído em campo, foi atendido por membros da equipe médica, destacando a gravidade da situação. Segundo o diretor de esportes do município, Marcos Noveli Ferreira, Caio chegou a ser levado para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos.
LEIA MAIS: Quem foi Juan Izquierdo, zagueiro que morreu após jogo em SP?