A MLS, liga norte-americana de futebol, divulgou nesta segunda-feira, 4, o ex-jogador do Vasco, Gabriel Pec, como principal contratação do ano no país. A curiosidade fica pelo brasileiro ter superado Luis Suárez, que foi anunciado pelo Inter Miami já em 2024, mas não ficou com o prêmio, diante de tanto destaque de Pec.
Revelado pelo Vasco em 2019, Gabriel Pec defendeu o clube até os últimos dias de janeiro deste ano, se transferindo para o Los Angeles Galaxy. Aos 23 anos, já são 16 gols marcados e 14 assistências distribuídas aos companheiros durante a temporada regular, se tornando o mais jovem do clube a alcançar 30 participações diretas a gol, sendo o quarto da história da liga.
Gabriel Pec nos playoffs
Contabilizando os dois jogos de playoffs já disputados, os números ficaram ainda melhores, já que foram quatro assistências e um gol marcado nos duelos diante do Colorado Rapids. O LA Galaxy venceu por 5 a 0 no jogo de ida, com dois passes de Pec, enquanto o resultado de 4 a 1 na volta contou com mais duas assistências e um gol do jogador.
A debut season to remember. 🔥
🇧🇷 Gabriel Pec is the 2024 MLS Newcomer of the Year! 🎖️ pic.twitter.com/3FuFQXM8H4
— Major League Soccer (@MLS) November 4, 2024
Vale ressaltar a importância ainda mais do prêmio pelo critério de votação adotado pela liga, que se refere a votos de um júri formado por jogadores, membros de comissões técnicas e da imprensa. No total, o brasileiro ficou com 37,53% dos votos, também sendo escolhido para o Time das Estrelas da MLS.
Completando o pódio, jogadores muito conhecidos por Pec foram lembrados, como Luis Suárez, estrela mundial que chegou no início deste ano para jogar ao lado de Lionel Messi, no Inter Miami. O uruguaio ficou com 27,63% dos votos, enquanto o terceiro colocado foi Luca Orellano, também ex-jogador vascaíno que defendeu o Cincinnati.
LEIA MAIS EM: MLS indica argentino a prêmio de melhor do ano, mas não é o Messi; veja