Nesta sexta-feira (1º), o técnico da Seleção Brasileira, Dorival Jr., anunciou a convocação dos atletas que defenderão a equipe nas próximas duas partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026, contra Venezuela e Uruguai. A chamada para a última Data FIFA do ano também foi a primeira na qual Neymar estava disponível, após voltar de uma lesão contra o Uruguai que o tirou dos gramados por mais de um ano.
Entretanto, o craque não foi convocado e sua volta à Seleção está prevista para a próxima Data FIFA, já em 2025, quando o Brasil enfrentará a Colômbia e a Argentina. Quando questionado, Dorival revelou que conversou com o atleta e ele já queria estar nesta lista. “Ele se dispôs a estar aqui dentro. Gostaria muito de ser relacionado”, disse.
Dorival também explicou que a pouca minutagem que o craque teve após a volta foi crucial para a decisão de deixá-lo de fora. “Ele já está praticamente totalmente recuperado, mas teve poucos minutos, foi o que pesou bastante […] ele também entendeu a situação, a condição em que se apresenta, a pouca minutagem em campo e as próprias cobranças que todos nós faríamos com ele no banco ou dentro de campo”.
“Um atleta do nível dele ter o prazer de estar aqui dentro sempre, isso para nós tem uma importância muito grande, mesmo ele não estando na totalidade de suas condições. Por isso, acredito que a gente tenha que valorizar essa postura que ele teve. Decidimos não trazê-lo para não precipitar”, concluiu. Neymar voltou aos campos no último dia 21, na vitória do Al Hilal por 5 a 4 sobre o Al Ain. Apesar de não atuar por muito tempo, o atacante quase conseguiu marcar um gol no fim do jogo.
MAS POR QUE O NEYMAR NÃO FOI CHAMADO? 🤔🇧🇷 Dorival Jr., treinador da #SeleçãoBrasileira, comentou sobre a ausência do craque na lista. O camisa 10 ficou mais de um ano sem jogar, se recuperando de lesão, mas já possui condições de jogo e já entrou em campo pelo Al-Hilal. pic.twitter.com/0m6Yjo0u0W
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) November 1, 2024
Confira a convocação de Dorival Jr.
- Goleiros: Bento, Ederson e Weverton;
- Defensores: Danilo, Vanderson, Abner, Guilherme Arana, Eder Militão, Gabriel Magalhães, Marquinhos e Murillo;
- Meio-campistas: André, Andreas Pereira, Bruno Guimarães, Gerson, Lucas Paquetá e Raphinha;
- Atacantes: Vini Jr, Estevão, Igor Jesus, Luiz Henrique, Savinho e Rodrygo.