Formado por um baiano e uma paulista, um casal brasileiro de zouk vem colecionando prêmios atrás de prêmios e ficando a bandeira do Brasil nos maiores eventos da modalidade mundo afora. Trata-se de Leandro Nascimento e Nayara Celestini.
Leandro, por exemplo, possui a marca história de ter sido campeão oito vezes seguidas do popular Jack and Jill, principal competição de zouk do mundo, tendo conquistado os troféus tanto em solo brasileiro quanto em norte-americano e europeu, além de outros seis pódios. Inclusive, ele acabou de passar para a segunda categoria mais alta da competição, a categoria All Star, onde só tem atualmente 61 competidores habilitados para essa divisão em todo mundo. No fim de semana passado, Leandro ganhou mais um título juntando as duas categorias mais altas: All Stars e Champions.
Nayara não fica atrás. A paulista é bicampeã do Jack and Jill, com um título conquistado no Brasil e outro na Holanda. Além disso, ela ainda possui diversos pódios na mesma competição, alguns deles nos EUA.
Juntos, o casal brasileiro é bicampeão na categoria grupo e vice-campeão na categoria Originals Pro do Campeonato Mundial de Zouk Brasileiro, realizado pelo Brazilian Zouk Dance Council, em Phoenix, nos EUA.
Fora as conquistas individuais e em dupla, o casal, parceiros de dança desde 2017, também transmitem toda sua experiência adquirida em apresentações, competições e estudos a diversos alunos nos EUA e na Europa.
“Dar aulas de zouk, principalmente fora do país, é representar a nossa cultura. Além de ser uma dança desenvolvida através da lambada, o Zouk Brasileiro traz as principais características que representam o nosso povo”, explica Nayara.
“Criatividade, estar aberto a experimentar coisas novas, ser flexível, adaptável e acolhedor. Nosso meio é muito caloroso e receptivo a novas pessoas e ideias, é muito diverso”, complementa Leandro.

Nos EUA, Leandro e Nayara foram professores de cursos regulares da grade do Zouk United Dance Studio, em Miami, e viajaram pelo país ministrando diversos congressos e eventos relacionados à dança. Hoje estão baseados em Orlando e fazem alguns cursos regulares temporários para ajudar a diversas comunidades locais dos EUA a se desenvolverem.
Somente para 2024, a dupla teve em sua agenda congressos em Los Angeles, Dallas, Washington, Miami, Seattle, Phoenix, Carolina do Norte, São Francisco, e Denver, sempre levando o melhor da modalidade. Para 2025, já receberam diversos convites para performar novamente nas Américas, na Ásia e também na Oceania.
Na Europa, o casal deu aula na Alemanha, Polônia, França, Inglaterra, Holanda, Portugal, Espanha e Dinamarca. No Brasil, fundou a Vox Dance Studio, que funciona atualmente na cidade paulista de São Caetano do Sul. A metodologia de ensino aplicada é chamada de “Treino dos Campeões” e seus alunos já possuem mais de 50 títulos em competições.
“Toda essa expertise nos transformou em referência em competição. Damos workshop e muitas aulas particulares para diversos alunos que buscam orientação específica nesse tópico e acabam tendo ótimos resultados”, conta Nayara.
“Além disso, escolas e organizadores de eventos nos contratam pedindo para darmos um curso ou aula sobre o tema. grade de aulas inclui diversas orientações específicas sobre como performar no campeonato”, emenda Leandro.
Mais do que técnicas, Leandro e Nayara ensinam sobre entendimento das regras, formas de avaliação, do tempo e musicalidade do zouk brasileiro e também a importância do controle emocional e preparação mental nas competições.
“Hoje a gente oferece o serviço nas versões: Cursos mais extensos, workshops pontuais, aulas particulares para assessoria em pontos específicos, e mentoria direta com acompanhamento regular”, conclui Nayara.