Em coletiva na noite desta terça-feira (29), o presidente do Peñarol, Ignacio Ruglio, expôs a frustração do clube com a decisão de transferir a semifinal da Libertadores contra o Botafogo para o Estádio Centenário, em vez de mantê-la no Campeón del Siglo. Ruglio revelou que a alternativa era disputar a partida sem público ou até no exterior, uma situação que a diretoria rejeitou.
“Não nos deixaram outra opção. Ou se jogava sem público ou no exterior”, declarou Ruglio. O presidente justificou que a decisão foi influenciada por recomendações da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) e do Ministério do Interior. “Queríamos jogar essa partida com nossos torcedores, não com portões fechados. No início, essa ideia de sair da nossa casa não nos agradou, pois estabelece um precedente”, desabafou.
Além de expressar descontentamento, Ruglio levantou questões sobre o tratamento dado ao Botafogo no Brasil e cobrou compromissos quanto ao retorno dos torcedores do Peñarol detidos no Rio de Janeiro. “Como parte da negociação para aceitar o Centenário, priorizamos que AUF, governo uruguaio, Botafogo e Conmebol garantam, a partir de quinta-feira, a presença no Rio de Janeiro até que nossos torcedores retornem ao Uruguai”, afirmou.
Antes de finalizar a decisão, o presidente informou que consultou a comissão técnica e os jogadores, que se posicionaram a favor da presença da torcida. “Essa não era a solução que queríamos, mas muitas vezes é preciso tomar decisões difíceis. Nos comunicaram que a partida seria retirada do Uruguai ou realizada sem público. A menos pior das soluções era o Centenário, e nossos jogadores queriam estar com nosso público”, concluiu Ruglio.
Estamos no Uruguai e amanhã vamos com tudo, Família Botafogo! 🇺🇾🔥 #VamosBOTAFOGO
📸 Vítor Silva/ BFR pic.twitter.com/9gixnK3KEB
— Botafogo F.R. (@Botafogo) October 30, 2024
A transferência para o Estádio Centenário, que possui 25 mil assentos a mais do que o Campeón del Siglo e localização central em Montevidéu, foi decidida após tensões entre Conmebol, governo uruguaio, AUF e clubes. Conmebol e CBF manifestaram insatisfação, insistindo no princípio da reciprocidade, que garante a presença de torcedores visitantes.
Peñarol e Botafogo se enfrentam no Centenário nesta quarta-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília). O time brasileiro entra em campo com ampla vantagem, após a vitória por 5 a 0 na partida de ida.