Nesta segunda-feira, 28, a Bola de Ouro, prêmio promovido pela ‘France Football’, coroou Rodri como melhor jogador do mundo. Após um dia movimentado, com rumores sobre o resultado, cancelamento de viagem por parte do Real Madrid, o volante espanhol ficou com a premiação mais esperada da cerimônia.
Campeão da Premier League, representando o Manchester City, e da Eurocopa, com a Espanha, Rodri foi eleito o melhor jogador do mundo através uma votação. O processo de voto passou por 100 jornalistas, que representam 100 países diferentes, e apontam suas listas com os atletas em ordem da premiação.
Ver essa foto no Instagram
Real Madrid não foi à cerimônia da Bola de Ouro
No início da premiação, a organização promoveu um desfile de todos os indicados aos prêmios intercalados, com Rodri e Luis de La Fuente, treinador da seleção espanhola, sendo os últimos chamados para o palco. Naquele momento, os apresentadores do evento não citaram a ausência dos atletas do Real Madrid e do treinador Carlo Ancelotti.
Como foi a temporada de Rodri?
Com 63 jogos na última temporada, com 12 gols marcados e 14 assistências distribuídas, Rodri foi eleito o melhor jogador do mundo, pela Bola de Ouro. No mesmo ano em que conquistou a Eurocopa, o espanhol igualou o feito de Cristiano Ronaldo, último jogador a somar essas conquistas, em 2016. O prêmio foi entregue por George Weah, eleito melhor jogador do mundo em 1995 e ex-presidente da Libéria.
Além disso, Rodri entrou para a história da Espanha. Após 64 anos, um jogador espanhol foi eleito o melhor do mundo pela Bola de Ouro. O último havia sido Luis Suárez Miramontes, meio-campista que defendia o Barcelona em 1960, ano que venceu o prêmio individual mais importante do futebol masculino. Sem a conquista de Vinicius Júnior, o Brasil segue sem o troféu há 17 anos.