O seleto grupo de jornalistas que votam para escolher o melhor jogador do mundo de cada ano, em prêmio da Bola de Ouro, entregue pela France Football, contou com uma mudança em 2024. Isso porque o profissional argentino, Enrique Wolff, foi retirado da votação desta temporada após votar em quatro jogadores de seu país entre os top-5 melhores.
“No último ano um jornalista da Argentina foi removido após escolher quatro jogadores do país: Messi, Lautaro Martínez, Julián Álvarez e Emiliano Martínez. Todos no top 5 dele. Havia quatro jogadores disponíveis entre os finalistas, e ele escolheu todos eles. Na minha opinião, ele perdeu sua objetividade. Nós mudamos o jornalista, e ele não vota mais“, falou Vincent Garcia, organizador da Bola de Ouro, em entrevista ao “The Times”.
HOJE TEM VINÍCIUS JÚNIOR GANHANDO A BOLA DE OURO.
VINIDAY.
— Central do Braga (@CentralDoBrega) October 28, 2024
A escolha funciona com 100 jornalistas, dos 100 países melhor classificados no ranking da FIFA votando em seus jogadores preferidos em relação à lista de 30 atletas divulgada anteriormente. Na sequência da conversa, Garcia ainda afirmou que é permitido votar com o coração, mas precisa manter a credibilidade a todo momento.
“Eu não sou um ditador. Eles votam com o coração deles. Alguns preferem atacantes e meias, um time ou outro. O mais importante é ter credibilidade. Nem todo mundo passa no teste“, completou o responsável pela organização do prêmio. Vale ressaltar que a edição de 2024 acontece nesta segunda-feira, 28.
O principal candidato a levar o prêmio é Vinícius Júnior, do Real Madrid, que pode encerrar a seca de 17 anos do Brasil sem um vencedor. A cerimônia está marcada para começar às 16h (horário de Brasília), e levará troféus a outras categorias, como melhor goleiro, melhor jovem e para a melhor jogadora do mundo.