Nesta segunda-feira (28), ocorreu, no Théâtre du Châtelet, em Paris, a cerimônia da Bola de Ouro, premiando os maiores talentos do mundo do futebol masculino e feminino. Rodeado de polêmicas, o evento reuniu todas as personalidades do esporte, menos a delegação do Real Madrid, que, ao saber da notícia que Vini Jr. não seria o melhor do mundo, boicotou e não viajou à França. A cerimônia foi apresentada pelo ex-jogador Didier Drogba e pela jornalista Sandy Heribert. Confira tudo que aconteceu na premiação da Bola de Ouro a seguir:
Prêmio Kopa
A primeira categoria da noite premiou o melhor jogador sub-21 do mundo. O atacante brasileiro Savinho estava concorrendo, mas o favoritismo de Lamine Yamal se concretizou, e o garoto de 17 anos foi anunciado como vencedor. “Estou muito orgulhoso de poder ganhar esse prêmio. Quero agradecer a minha família, meus pais pelo apoio de sempre, meu staff e meu clube. Visca Barça”, afirmou o jovem após receber o troféu.
O espanhol brilhou na Eurocopa, sendo uma peça fundamental para o título da “Furia”, além de participar de 37 dos 38 jogos de La Liga pelo Barcelona, marcando cinco gols e dando sete assistência. Savinho, atualmente no Manchester City, ficou na quarta posição. O Prêmio Kopa foi entregue pela primeira vez em 2018 a Kylian Mbappé. Desde então, nenhum brasileiro conseguiu vencer.
Lamine Yamal, the best U-21 player in the world! #tropheekopa pic.twitter.com/2fhGQCtvVp
— FC Barcelona (@FCBarcelona) October 28, 2024
Melhor time feminino
A hegemonia catalã não para de crescer no futebol feminino. Pelo segundo ano consecutivo, o FC Barcelona foi considerado pelos jurados o maior clube feminino do mundo. A equipe, que conta com a ex-Bola de Ouro Alexia Putellas e a atual detentora do prêmio, Aitana Bonmatí, ganhou duas Champions League seguidas, além de figurar em três das últimas quatro finais da competição.
Domesticamente, o domínio é ainda maior, pois as últimas cinco edições do campeonato nacional foram vencidas pelo Barça, além do pentacampeonato consecutivo da Copa da Rainha, torneio eliminatório do país.
💙 𝗪𝗼𝗺𝗲𝗻’𝘀 𝗧𝗲𝗮𝗺 𝗼𝗳 𝘁𝗵𝗲 𝗬𝗲𝗮𝗿. ❤️ pic.twitter.com/zPQtdA5Y2o
— FC Barcelona Femení (@FCBfemeni) October 28, 2024
Melhor time masculino
Na primeira saia justa da noite, a Espanha levou o terceiro prêmio seguido, mas desta vez o Real Madrid foi considerado o melhor time masculino desta temporada. Entretanto, como não havia nenhum representante do clube na cerimônia, os apresentadores tiveram que prosseguir.
O Real Madrid foi campeão da Champions League após vencer o Borussia Dortmund por 2 a 0 na final, cementando ainda mais sua soberania continental. Além disso, o clube voltou a vencer La Liga e adicionou o 36º troféu da competição à sala.
Os desempenhos individuais madridistas também foram celebrados pela France Football, com a indicação de Carlo Ancelotti à categoria de Melhor Treinador e a indicação de Vinícius Júnior à Bola de Ouro.
Real Madrid is the Men Club of The Year!
Congrats @realmadrid 💜🤍 #clubdelannée #ballondor @ChampionsLeague pic.twitter.com/v89myP4XX0
— Ballon d’Or (@ballondor) October 28, 2024
Homenagem a Franz Beckenbauer
Conhecido como Kaizer, o volante alemão que marcou uma geração de fãs da seleção e do Bayern de Munique morreu em 7 de janeiro de 2024. Beckenbauer comandou a Alemanha ao bicampeonato mundial em 1974, além de mudar o patamar do clube bávaro no cenário mundial. O atleta também ganhou a Bola de Ouro em duas ocasiões.
O troféu foi entregue à esposa e ao filho de Beckenbauer, além do ex-companheiro do volante no Bayern, Rummenigge. “Todos lembram dele na história do futebol mundial, seus muitos títulos. Mas fora de campo ele tratava as pesoas com respeito e sempre com carinho”, disse Rummenigge. Também foi exibido um vídeo do alemão cantando.
A tribute to The Kaizer, Franz Beckenbauer! 👑🇩🇪#ballondor pic.twitter.com/ioQrEoWxb7
— Ballon d’Or (@ballondor) October 28, 2024
Prêmio Gerd Müller
Continuando na veia alemã, a premiação seguinte leva o nome do lendário atacante e é entregue ao atacante masculino que mais balançou as redes na temporada. Neste ano, a artilharia ficou dividida entre Harry Kane, do Bayern de Munique, e Kylian Mbappé, em sua última temporada pelo PSG, com 52 tentos para cada.
Em decorrência do boicote madridista, apenas o centroavante inglês subiu ao palco para receber o troféu. “Foi um novo capítulo para mim (ir para o Bayern de Munique). Cheguei e tive grandes momentos. Isso é especial. Espero que eu tenha muito mais gols nesta temporada”, disse Kane.
Harry Kane 🤝 Kylian Mbappé
They’re our Gerd Muller Trophy winners ⚽️🎯
Both finished the 23-24 season on 52 goals! #trophéeGerdMuller #ballondor pic.twitter.com/CiHMuIKQEF
— Ballon d’Or (@ballondor) October 28, 2024
Melhor goleiro
Pelo segundo ano seguido, Emiliano Martínez, da Argentina e do Aston Villa, levou a premiação, que foi entregue por Lautaro Martínez, seu compatriota. O atleta foi fundamental na campanha vitoriosa da Albiceleste na Copa América, além de grandes atuações na Premier League, onde o Aston VIlla terminou em 4º.
“Quero agradecer ao Aston Villa por toda temporada, também aos técnicos, que são mito exigentes. Por isso venho melhorando. Desde criança, tenho obsessão em evoluir, poque os títulos individuais vêm depois. Sempre sonhei em disputar um jogo pela Argentina, para mim é uma honra ganhar duas vezes dessa forma. Quero agradecer a minha família e meus amigos”, afirmou Dibu. O restante do top 5 foi preenchido nesta ordem: Unai Simón (Espanha), Andriy Lunin (Ucrânia), Gianluigi Donnarumma (Itália) e Mike Maignan (França).
EMI MARTÍNEZ THE WORLD’S NUMBER ONE…
AGAIN ⭐️⭐️ pic.twitter.com/vWvB3ShhKQ
— Aston Villa (@AVFCOfficial) October 28, 2024
Troféu Sócrates
O prêmio, que leva o nome do eterno doutor corintiano, reconhece atletas que se envolvem em causas sociais. No ano passado, Vini Jr. foi condecorado. Desta vez, a atleta espanhola Jenni Hermoso subiu para receber a honraria. Hermoso é reconhecida por seu engajamento e briga pela igualdade de gênero, principalmente no âmbito futebolístico.
“Quero agradecer muito. Isso significa muita coisa. Esse prêmio não é só para mim. Igualdade não é sempre um fato. Trabalhamos sempre todas nós para que o futebol feminino seja um lugar melhor para as próximas gerações”, disse. Jenni também tomou a frente e fez uma denúncia por assédio contra o ex-presidente da Federação Espanhola Luis Rubiales, após ser beijada sem consentimento durante a comemoração do título mundial espanhol.
Jenni Hermoso logra el premio Sócrates en la gala del Balón de Oro: “Las niñas se merecen un fútbol libre de violencia machista”. pic.twitter.com/8N6LiItTH0
— Fonsi Loaiza (@FonsiLoaiza) October 28, 2024
Troféu Johan Cruyff
Pela primeira vez, o prêmio que condecora os treinadores considerados os melhores das temporadas masculina e feminina recebeu a alcunha de uma das figuras mais revolucionárias do futebol, o holandês Johan Cruyff. Mesmo ao desconsiderar sua carreira como jogador, Cruyff ainda teve um enorme impacto em sua carreira como treinador, na qual viu as funções de cada posição de maneira diferente e mais dinâmica. O renomado trabalho influenciou uma geração de novos treinadores, incluindo Pep Guardiola.
No futebol feminino, a treinadora da seleção dos Estados Unidos, Emma Hayes foi premiada, enquanto no âmbito masculino Carlo Ancelotti, do Real Madrid, foi anunciado como vencedor. Novamente, não havia ninguém para receber o troféu em nome do italiano.
I want to thank my Family, my President, my Club, my Players and above all Vini and Carvajal. pic.twitter.com/bdMJQmTflx
— Carlo Ancelotti (@MrAncelotti) October 28, 2024
Bola de Ouro feminina
Com o domínio do Barcelona nas últimas temporada, o mais apropriado era premiar uma atleta da equipe tão vitoriosa. E não deu outra, pois, pelo segundo ano consecutivo, Aitana Bonmatí venceu o prêmio, entregue pela atriz vencedora do Oscar Natalie Portman, uma das sócias do Angel City FC, da MLS Feminina. Além de Aitana, o pódio foi preenchido por outras duas jogadoras culés, Caroline Hansen em segundo e Salma Paralluelo em terceiro.
“A primeira vez é a sempre a primeira vez. Mas estou muito grata, é lindo estar aqui de novo. É como eu digo, no fim das contas, eu faço parte de um esporte de equipe, com grandíssimas jogadoras. Sem elas eu não seria a jogadora que sou hoje. A mentalidade te move e leva ao sucesso. Há algo excepcional no Barcelona, é motivo de muito orgulho ser parte do time. Estou lá desde os meus 13 anos, espero continuar conquistando mais títulos com eles”, disse.
AITANA BONMATÍ pic.twitter.com/guIDlGCiEx
— FC Barcelona (@FCBarcelona) October 28, 2024
Bola de Ouro masculina
O troféu, que já é o mais esperado da noite, ganhou um tempero especial dado o vazamento de que Vini Jr., amplo favorito à vitória, não seria o premiado e, em seu lugar, o volante espanhol Rodri ganharia.
Polêmicas à parte, o ex-jogador da Libéria George Weah foi chamado ao palco para anunciar o troféu. Porém, antes disso, ele foi homenageado pela France Football com um vídeo relembrando sua carreira, na qual brilhou com as camisas de PSG e Milan, culminando na Bola de Ouro de 1995, tornando-o o primeiro jogador não europeu a receber a honraria.
Depois de muito suspense e gritos da plateia clamando por VIni, o liberiano abriu o envelope e anunciou Rodri como o melhor jogador da temporada anterior. “Que noite incrível para mim. Tenho muitas coisas a agradecer, em primeiro à ‘France Footbal'”, à Uefa, pela honra e a chance de estar aqui mais um ano. Agradecer a quem votou me mim, me deu essa confiança. É um dia especial para mim, para meu país. Queria agradecer a pessoa mais importante na minha vida, a Laura, minha namorada, que estamos há oito anos junto s e sem ela a trajetória não teria sido a mesma. Agradecer a minha família pelos valores que me passaram, ao meu agente. Não quero esquecer dos meus companheiros, ao staff do City. Sem vocês não teria conseguido. Estar no melhor clube do mundo torna tudo mais fácil”, declarou o meio-campista do Manchester City.
Dentre os quatro finalistas, três jogam pelo Real Madrid. Vini Jr. ficou em segundo, Jude Bellingham ficou em terceiro e Dani Carvajal, em quarto.
RODRI IS THE 2024 MEN’S BALLON D’OR! #ballondor @ManCity @ChampionsLeague pic.twitter.com/heWvSQsOxn
— Ballon d’Or (@ballondor) October 28, 2024