O Botafogo viveu uma noite histórica no Nilton Santos na última quarta-feira, 23, pela semifinal da Copa Libertadores. A goleada sobre o Peñarol, por 5 a 0, colocou grande confiança, entre torcedores e elenco, de se classificar para a final da competição pela primeira vez em sua história, mas o técnico Artur Jorge fez questão de colocar os pés no chão, apesar de concordar que a vantagem é confortável.
“Fizemos um bom jogo nos 90 minutos, ótimo resultado. Vantagem confortável, mas não é de bom senso pensar que está resolvido. A vantagem dá conforto, mas os 90 minutos vão exigir muito. O que tiramos do jogo é mérito nosso. Fomos capazes de ajustar o que precisava. Alguns posicionamentos, dinâmicas, e a equipe deu uma resposta muito consistente. Não só os que começaram, mas também os que entraram. Foi um resultado e um jogo bem feito para continuarmos até a meta final, que é a decisão da Libertadores”, alertou o comandante.
🔎 @Botafogo entre todos os times da Série A com Artur Jorge:
1º em aproveitamento (65.9%)
1º em pontos (87)
1º em mais vitórias (25)
1º em menos derrotas (7)
1º em mais chances claras de gol (111)
2º em mais gols marcados (68)
2º em menos finalizações p/ marcar gol (8.7)🇵🇹🔥 pic.twitter.com/3qY3i9RZYq
— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) October 24, 2024
Além disso, Artur também analisou a atuação da equipe, separando os dois tempos do jogo, apesar de ter afirmado que gostou do que seu time demonstrou durante todos os 90 minutos. Mesmo assim, o português ressaltou os ajustes realizados no intervalo que fizeram com que o Glorioso conseguisse construir a larga vantagem na disputa por uma vaga na final.
“Em primeiro lugar, agradecer e nos dar parabéns. Estamos no meio do percurso para esta final. A primeira etapa foi muito amarrada para as duas equipes. Não tivemos nenhum erro, mas faltou fazer o suficiente para chegar na baliza. Para nós, quanto mais vivo o jogo tivesse, melhor para nós. Fizemos na segunda etapa conseguir libertar os nossos jogadores da segunda linha de ataque e fazer os gols que eram necessários”, completou.
Contratado em abril para substituir Tiago Nunes, Artur Jorge vem conquistando bons resultados à frente do time, já que lidera o Brasileirão e tem classificação encaminhada para a decisão da Libertadores. O jogo de volta diante do Peñarol acontece na próxima quarta-feira, 30, e os brasileiros podem perder por até quatro gols de diferença que ainda se garantem na próxima fase.