O ex-árbitro José Roberto Wright, que atuou entre as décadas de 1970 e 1990, teve negados os pedidos de retratação e reparação por danos morais em um processo movido contra o Atlético-MG. A ação judicial foi motivada por uma publicação feita pelo clube em junho deste ano, e a decisão, que não cabe mais recurso, foi divulgada inicialmente pela Rádio Itatiaia.
O Atlético-MG fez uma postagem irônica nas redes sociais após a expulsão de Hulk na partida contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, em que comparou o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima a Wright. Na publicação, o clube relembrou a controversa expulsão de cinco jogadores do Galo durante a semifinal da Libertadores de 1981 contra o Flamengo, apitada por Wright. “Com qual adjetivo podemos definir a arbitragem de ontem? A julgar pela dublagem, uma conclusão é certa: o sr. Rodrigo ‘Wright’ Pereira de Lima faltou com a verdade na súmula do jogo”, ironizou o clube.
Wright decidiu recorrer à Justiça para exigir uma retratação, alegando que a postagem causou danos à sua reputação. O caso foi analisado pelo 6º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro, que rejeitou os argumentos do ex-árbitro, ressaltando a liberdade de expressão exercida pelo Atlético-MG.
Com qual adjetivo podemos definir a arbitragem de ontem? A julgar pela dublagem, uma conclusão é certa: o sr. Rodrigo “Wright” Pereira de lima faltou com a verdade na súmula do jogo. pic.twitter.com/NwLcnUMMv6
— Atlético (@Atletico) June 18, 2024
A sentença destacou que a crítica feita pelo clube não ultrapassou os limites do razoável. “O pensamento crítico não é ofensa, mas direito protegido constitucionalmente pela liberdade de expressão”, afirmou a decisão judicial, que concluiu que Wright, por ser uma figura pública, está sujeito a esse tipo de crítica. Ainda segundo a sentença, a postagem questionada apenas refletiu uma opinião sobre um episódio histórico do futebol.
Por fim, a juíza responsável pelo caso julgou improcedentes os pedidos de Wright, garantindo a liberdade do Atlético-MG de expressar sua opinião de forma crítica.