Nesta quarta-feira, 23, o Botafogo recebeu o Peñarol, no Nilton Santos, para o primeiro jogo da semifinal da Libertadores. Com segundo tempo avassalador, o Glorioso atropelou o clube uruguaio e aplicou uma goleada por 5 a 0, com gols de Savarino (2x), Barboza, Luiz Henrique e Igor Jesus.
Primeiro tempo: jogo truncado e cera do Peñarol
O confronto começou antes mesmo da bola rolar. Ao longo dessa quarta-feira, 23, foram registrados uma série de confusões envolvendo torcedores do Botafogo e do Peñarol. Com uruguaios e brasileiros detidos, ônibus e veículos incendiados, a semifinal começou com cenas lamentáveis. Além disso, por uma má logística do trânsito até o Nilton Santos, a partida começou atrasada.
Porém, com a bola rolando, o primeiro tempo foi muito truncado. Enquanto o Botafogo tentava pressionar e buscar o resultado o quanto antes, como costuma fazer sob o comando de Arthur Jorge, o Peñarol atrasava as jogadas e buscava um empate. Luiz Henrique foi o jogador mais acionado do Glorioso, finalizou algumas vezes, mas não rompeu o bloqueio uruguaio. Intervalo! 0 a 0.
Boas vibrações no Nilton Santos. VAMOS PRA CIMA! #VamosBOTAFOGO
📸 Vítor Silva/ BFR pic.twitter.com/3U9USn1bc4
— Botafogo F.R. (@Botafogo) October 24, 2024
Segundo tempo: jogo aberto e baile do Botafogo
Na volta para a segunda etapa, o Botafogo continuou pressionando, buscando aproveitar o mando de campo para construir uma vantagem importante. Assim, aos cinco minutos, Luiz Henrique não partiu para cima e encontrou um lindo passe para Savarino. O camisa 10 dominou na grande área e bateu na saída do goleiro para abrir o placar.
Pouco tempo depois, com o jogo mais aberto, o Botafogo ampliou a vantagem com Alexander Barboza, que aproveitou toque de Igor Jesus, após escanteio, e marcou o segundo. A porteira abriu, Vitinho serviu Savarino para marcar o terceiro e complicar de vez a situação do Peñarol.

O Botafogo estava obstinado a resolver o jogo no Rio de Janeiro. Aos 29 minutos, Luiz Henrique aproveitou ajeitada de Igor Jesus e marcou o quarto do Fogão. E o centroavante não passou batido, pois marcou de cabeça, aproveitando rebote, e deixar o Glorioso com mais de um pé na decisão. Fim de jogo! 5 a 0.