Apesar de também estar focado no Brasileirão, o Botafogo começa a sentir o clima de Libertadores no Rio de Janeiro ao ver a chegada do Peñarol, seu rival à cidade. Com cerca de 100 torcedores recepcionando o time no hotel, a principal notícia é positiva para os cariocas, que veem o adversário desfalcado de um grande nome.
O atacante Javier Cabrera é uma das principais peças do sistema ofensivo de Diego Aguirre e não está relacionado para o primeiro confronto da decisão. Uma pancada durante um treinamento irá evitar sua participação na partida, mas o presidente do clube uruguaio garantiu que a mentalidade não mudará em relação ao que foi apresentado na fase anterior, diante do Flamengo.
😍🏆 ¡Destino Buenos Aires! Este martes, comienzan las semifinales de la CONMEBOL #Libertadores.
🇧🇷🇦🇷🇺🇾 @Atletico, @RiverPlate, @Botafogo y @OficialCAP buscan la final y la #GloriaEterna. pic.twitter.com/bH9MmAOLKc
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) October 22, 2024
“A mentalidade é a mesma que usamos contra o Flamengo. Sabemos que estamos enfrentando o melhor time do continente, mas o futebol uruguaio sempre pode, a camisa do Peñarol pesa muito, Peñarol pode muito. O Botafogo para mim é a melhor equipe do Brasil nos últimos dois anos, chegou definindo o Brasileirão, está na Libertadores, joga um futebol muito bom… Queremos deixar a série aberta para Montevidéu. É neutralizar a fortaleza do Botafogo aqui, eles jogam muito bem aqui. Queremos deixar a série aberta para o Uruguai e fazer o nosso jogo. Vamos fazer uma partida o mais dura o possível“, contou Ignacio Rulio ao “Globo Esporte”.
Aos 32 e com apenas 1,68m de altura, Javier Cabrera chegou à equipe neste ano vindo do Argentinos Jrs após fim de contrato e logo ganhou seu espaço entre os titulares. Curiosamente, esta foi sua primeira experiência no futebol de seu país desde 2016, quando deixou o Montevideo Wanderers, time que o revelou, rumo à Argentina.
Sem o atacante, o Botafogo ganha ainda mais confiança de que pode chegar à sua primeira final continental na história da Libertadores. O primeiro duelo está marcado para esta quarta-feira, 23, às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Nilton Santos, enquanto o segundo confronto acontecerá na semana seguinte, 30, em Montevideo, capital uruguaia.