O Campeonato Argentino está planejando uma mudança de formato para a próxima temporada. Dessa forma, a competição terá um desfecho atípico neste ano, com nenhum time sendo rebaixado. A ideia é que, a partir de 2025, a liga tenha 30 clubes participantes, não mais os tradicionais 28, que foram estabelecidos desde 2012.
Em 2025, a Liga Argentina irá voltar a um modelo que já utilizou, conhecido em outros países sul-americanos como “Apertura e Clausura”. O formato não será somente em pontos corridos, mas os clubes serão divididos em grupos, na fase que pode ser chamada de “abertura”, e o campeão será definido em um modelo eliminatório como o “fechamento”.
#Institucional Claudio Tapia fue reelecto como Presidente de la Asociación del Fútbol Argentino ⚽🇦🇷
📝https://t.co/8d6i7zKsr7 pic.twitter.com/D3XdqMleAZ
— AFA (@afa) October 17, 2024
Antes de mais nada, é bom pontuar que essa mudança teve grande influência pela nova gestão da AFA, que teve Claudio Tapia anunciado como presidente reeleito, na última quinta-feira, 17. Uma das primeiras movimentações desse mandato é o retorno do “Apertura e Clausura”, que os torcedores argentinos já estão acostumados, já que o campeonato ficou mais de duas décadas em vigência.
Como funciona o Campeonato Argentino?
De modo geral, o Campeonato Argentino será dividido em duas taças, a Apertura, disputada no primeiro semestre, e a Clausura, disputada no segundo semestre. Os 30 clubes serão divididos em dois grupos de 15, nos quais todos os envolvidos irão jogar 16 rodadas, sendo uma de clássicos e outra “interzonal”.

Para a fase eliminatória, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam diretamente às quartas de final. Enquanto isso, terceiros, quartos, quintos e sextos colocados fazem as oitavas. A partir das quartas, todos os jogos serão disputados em campo neutro, sem vantagem para nenhum dos times.
Por fim, o sistema de rebaixamento segue o mesmo, com dois relegados por temporada. Um deles desce pela média de pontos das últimas três temporadas, conhecido como sistema promedio, e outro por ser o último colocado da tabela anual.