O maior técnico da história do Manchester United, Sir Alex Ferguson, foi dispensado pelo clube no início desta semana, em contrato que mantinha desde que havia saído do posto de comandante do elenco. A lenda trabalhava como diretor global e diretor dos Red Devils, mas acabou caindo em um corte de gastos e foi dispensado por Jim Ratcliff, sócio minoritário do clube.
Segundo informações publicadas pelo The Athletic, o ex-treinador tinha um salário milionário de 2,16 milhões de libras anuais (cerca de R$ 13 milhões). Apesar da dispensa, o escocês seguirá no clube como diretor no conselho de futebol, que é considerado pelo próprio apenas uma formalidade. Bobby Charlton ocupou o mesmo cargo até seu falecimento.
🚨 INEOS have decided to cut Sir Alex Ferguson’s multi-million-pound ambassadorial contract with Manchester United, reports @AdamCrafton_ on @TheAthleticFC.
Ferguson will remain a non-executive director at the club, still obviously welcome to attend Man United games. pic.twitter.com/4uOjJQZqwE
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) October 15, 2024
Como citado anteriormente, Alex Ferguson é o maior técnico da história do time inglês, tendo ficado no cargo por 27 anos, conquistando 38 títulos, sendo 13 Premier League e duas Champions League. Ele também é o técnico mais vitorioso da história do futebol, com 49 títulos ao somar conquistas com o Aberdeen e St. Mirren, ambos da Escócia.
Desde sua saída, em 2013, o United até voltou a conquistar títulos, mas acabou ficando sem a mesma expressão no cenário nacional. A Premier League e a Champions se tornaram sonhos distantes nas últimas temporadas, conseguindo brigar apenas pelas Copas, como a FA Cup, que é o atual campeão.