Pela terceira rodada da Liga das Nações (Nations League) da UEFA, a dupla ibérica Portugal e Espanha entraram em campo contra Polônia e Dinamarca, respectivamente, e saíram de campo vitoriosos. Mesmo com o placar magro de 1 a 0, a “Roja” não sofreu muito com uma Dinamarca praticamente inofensiva. Já em Varsóvia, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e um gol contra de Bednarek confirmaram o favoritismo e os três pontos portugueses. Confira os detalhes das partidas:
Espanha x Dinamarca
A seleção da Espanha garantiu uma importante vitória por 1 a 0 sobre a Dinamarca, em jogo realizado neste sábado em Múrcia, e assumiu a liderança do Grupo A. Apesar de dominar o ataque durante toda a partida, a equipe espanhola encontrou muita dificuldade para furar a sólida defesa dinamarquesa.
O jovem Lamine Yamal, que vestiu pela primeira vez a camisa 10 da seleção, teve uma atuação discreta. O atacante do Barcelona foi neutralizado pela defesa adversária e pouco conseguiu criar no ataque.
No entanto, a insistência da “Roja” foi recompensada aos 34 minutos do segundo tempo. Após um erro da defesa dinamarquesa, que afastou mal a bola, Zubimendi aproveitou e acertou um belo voleio da entrada da área. O goleiro Schmeichel tentou defender, mas a bola passou entre suas mãos e foi parar no fundo das redes.
O lance gerou reclamação por parte dos jogadores da Dinamarca, que pediram revisão do VAR alegando falta no início da jogada. Porém, a arbitragem validou o gol após análise do vídeo, o que garantiu o triunfo espanhol.
Nos minutos finais, Fabián Ruiz quase ampliou o placar em um chute colocado de fora da área, que passou muito perto da trave dinamarquesa. Com isso, a partida terminou mesmo em 1 a 0, para a alegria da torcida local.
Com a vitória, a Espanha chegou a 7 pontos e ultrapassou a Dinamarca, que agora é vice-líder com 5 pontos. A Sérvia, que venceu a Suíça também neste sábado, se aproximou da disputa, alcançando 4 pontos. A invencibilidade da seleção espanhola agora soma 13 jogos, colocando a equipe em uma posição favorável para a classificação.
Na próxima terça-feira, a Espanha receberá a Sérvia, enquanto a Dinamarca visitará a Suíça, em mais uma rodada decisiva para o Grupo A.
A first Spain goal for Martín Zubimendi 🇪🇸👏#NationsLeague pic.twitter.com/I2TzhWauch
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) October 12, 2024
Polônia x Portugal
A seleção portuguesa se impôs desde o início e, mesmo jogando fora de casa, criou as melhores oportunidades, enquanto os poloneses pouco ameaçaram o goleiro Diogo Costa.
Logo aos 10 minutos, Cristiano Ronaldo assustou ao acertar o travessão. Aos 26, o domínio lusitano se concretizou quando Bruno Fernandes ajeitou de cabeça para Bernardo Silva abrir o placar.
Aos 37, CR7 ampliou o marcador, aproveitando o rebote e marcando seu terceiro gol em três jogos na competição. Com uma vantagem de 2 a 0, Portugal seguiu controlando a partida, desperdiçando outras boas chances de ampliar.
A Polônia, comandada por Robert Lewandowski, buscava o contra-ataque. Na melhor oportunidade, o atacante cabeceou e viu a bola passar perto da trave, mas sem conseguir marcar.
View this post on Instagram
No segundo tempo, os lusitanos continuaram pressionando e quase marcaram o terceiro com Pedro Neto, mas o goleiro Skorupski fez grande defesa. Aos 32 minutos, a Polônia descontou com Zielinski, que tabelou com Swiderski e finalizou com precisão.
Apesar da reação polonesa, Portugal sacramentou a vitória aos 42 minutos, quando o zagueiro Bednarek marcou contra, decretando o 3 a 1 final para os visitantes.
Com o resultado, Portugal chega aos 9 pontos e se isola na liderança do grupo, três pontos à frente da Croácia, que ocupa a segunda colocação. A Polônia permanece em terceiro lugar, com 3 pontos, enquanto a Escócia, sem pontos, está na lanterna.
Na próxima terça-feira (15), Portugal enfrentará a Croácia no Estádio do Dragão, às 15h45 (horário de Brasília), em um jogo que pode encaminhar a classificação às quartas de final. No mesmo horário, a Polônia visitará a Escócia.