A evolução da tecnologia tem causado diversas polêmicas nos últimos anos, inclusive dentro do esporte, já que podem prejudicar times e pessoas de diversas maneiras. Esse seria o caso da árbitra de futebol turca, Elif Karaarslan, que teve um vídeo íntimo publicado nas redes sociais junto com o inspetor da arbitragem no país, Orhan Erdemir.
Após conhecimento da publicação, ambos foram suspensos de suas atividades durante as investigações, apesar de negarem que isso teria ocorrido. Em entrevista ao jornal inglês “The Sun”, Elif garantiu que esse vídeo teria sido montado, possivelmente gerado por inteligência artificial, prometendo provar sua inocência na Federação Turca de Futebol.
“Terei um longo caminho pela frente legalmente, mas superarei da maneira mais forte e robusta. Chorar, gritar e ficar triste não são coisas que eu faria. Não sou eu. Ficarei firme na minha causa até o fim. Sou apenas uma dos muitos que estão sendo prejudicados. Espero ser a última”, falou a profissional de apenas 24 anos de idade.
Ver essa foto no Instagram
Um dos advogados que a representa também se manifestou, por meio das redes sociais, confirmando a história de sua cliente, de que esse vídeo teria sido montado, com “intenções maliciosas”: “Quando o vídeo é examinado, fica muito claro que a imagem não é clara e que as partes do relacionamento foram completamente editadas por computador”.
Além dela, o inspetor da arbitragem do país também foi suspenso, mas com uma punição pela metade. Enquanto a juíza ficará 90 dias afastada de seus trabalhos, Orhan Erdemir, de 61 anos, teve um gancho de “apenas” 45 dias, enquanto as investigações são realizadas. A árbitra também prometeu tomar as medidas legais necessárias para reconstruir sua reputação.





