Como indicado há alguns dias, esta terça-feira, 8, marcou a despedida oficial de Andrés Iniesta da carreira de jogador de futebol. O espanhol realizou um evento de despedida, reunindo personalidades, para falar de seu pensamento para tomar a decisão de deixar de ser jogador e anunciar uma nova carreira no futebol.
‘O futebol termina nesta fase, mas o jogo continua. Não posso estar muito longe do futebol, tem sido a minha vida e continuará sendo. Estamos trabalhando em diferentes projetos. E já estou iniciando o curso como treinador. O resto é história: títulos, derrotas, momentos ruins… mas orgulho e nunca desistir é o que me deixa feliz. Queria ter jogado até os 90, mas estou feliz por ter realizado o sonho de ser jogador‘, revelou o craque.
🚨 OFICIAL: Andrés Iniesta anuncia sua aposentadoria do futebol.
— 𝘿𝙉𝘼 𝘽𝙇𝘼𝙐𝙂𝙍𝘼𝙉𝘼 🧬🇧🇷 (@dnablaugrana.bsky.social) October 7, 2024 at 12:24 PM
Após passagens por Vissel Kobe, do Japão, e Emirates, dos Emirados Árabes Unidos, Iniesta estava sem clube nos últimos meses, antes de decidir que era o momento de se aposentar. No início da carreira, passou 16 anos no Barcelona, onde se formou e se consagrou com todos os títulos possíveis por clubes e seleção. Durante sua declaração, o ex-meio-campista admitiu desejo de retornar ao time catalão, mas sem comparações.
‘Gostaria de voltar ao Barça. Quem marcou este clube tem que estar lá, mas tem que estar com condições. Cada profissional é único. O meu perfil de trabalho será o perfil do Iniesta‘, completou Iniesta na oportunidade, confirmando o desejo de treinar o Barcelona em algum momento de sua nova carreira.
No total, foram 32 títulos pelo clube da Catalunha, incluindo nove Campeonatos Espanhol, além de quatro Champions League e três Mundiais de Clubes. Além disso, fez o gol do título da Espanha na Copa do Mundo de 2010, e formou um meio-campo mágico, tanto no time quanto na seleção, formado também por Sergio Busquets e Xavi.