As eleições para prefeituras de diversas cidades do Brasil se iniciam neste domingo, 6. Entre os candidatos que bombam nas pesquisas mais recentes pela capital paulista, se destacam: Pablo Marçal (PRTB, 27%), Guilherme Boulos (PSOL, 26%) e Ricardo Nunes (MDB, 24%). As parciais representam um empate técnico entre os postulantes. A pesquisa foi encomendada pela Record.
Mesmo sendo conhecidos pela cena eleitoral, os políticos possuem outras particularidades sabidas pelo público, como seus times do coração. Enquanto o líder projetado, Marçal, torce pelo São Paulo, Boulos é fanático pelo Corinthians, e Nunes se declara palmeirense.
Eleições 2024 e o futebol
É curioso, no entanto, analisar como a personalidade dos candidatos pode se assemelhar a certos estereótipos atribuídos aos clubes mencionados. O postulante do PRTB, ex-coach e bem afortunado, é ligado à figura caricata de ‘engomadinho’, designação comum feita aos torcedores do São Paulo por seus rivais, que acusam o Tricolor de ter uma história elitista.
Boulos, por sua vez, é a cara do típico corintiano. A campanha do professor se diz voltada às demandas populares, o que dialogaria com a trajetória do Alvinegro. O clube do Parque São Jorge tem Sócrates como um de seus maiores ídolos, o qual adotou ativamente um posicionamento político de esquerda e lutou contra a Ditadura Militar.
A situação de Nunes é diferente. Torcedor do Palmeiras, o postulante tem o apoio de um grande nome da direita, o ex-presidente Jair Bolsonaro (que também é palmeirense declarado). Vivendo bom momento na política, o atual prefeito tenta seguir o caminho de seu time, que vem ganhando tudo no futebol brasileiro. Ligado à população mais rica, Ricardo Nunes se conecta com seu time ao comandar a cidade mais valiosa do país, enquanto a presidente Leila Pereira oferece boas condições financeiras ao Verdão.