Nesta quarta-feira (2), o Flamengo recebeu, no Maracanã, o Corinthians pela partida de ida da semifinal da Copa do Brasil 2024. Na estreia do novo treinador Filipe Luís, o Mengão teve uma cara completamente nova, impondo um alto ritmo desde o começo. Apesar do imenso volume ofensivo, a vitória foi um simples 1 a 0.
O Flamengo dominou as ações ofensivas e pressionou o Corinthians desde o início, dificultando a saída de bola do adversário. O Rubro-Negro foi superior no ataque e poderia ter construído uma vantagem maior, mas parou em defesas cruciais de Hugo Souza, que impediu as finalizações de Arrascaeta e Gabigol. O único gol da partida, marcado por Alex Sandro, foi fruto de uma jogada inteligente para superar o posicionamento do goleiro.
O segundo tempo começou em alta velocidade, e logo aos seis minutos, Léo Ortiz subiu mais que a defesa corintiana em uma cobrança de falta, mas Hugo Souza defendeu com segurança. No contra-ataque puxado por Garro, Matheuzinho acionou Ángel Romero, que chutou rasteiro no canto, acertando a trave.
A trave, por sinal, salvou o Corinthians mais de uma vez. Primeiro, aos 12 minutos, em cabeçada de Bruno Henrique, e depois, aos 17, em cobrança de falta de De La Cruz, que acertou o travessão.
View this post on Instagram
No entanto, o grande destaque da noite foi Hugo Souza. Aos 18 minutos, Gerson ficou cara a cara com o goleiro corintiano, que desviou com o pé e mandou para escanteio. O Flamengo chegou a marcar aos 24 minutos, quando Alex Sandro chutou e Gabigol desviou para o gol. Contudo, o lance foi anulado após revisão do VAR, que apontou impedimento milimétrico do atacante.
O Corinthians quase empatou aos 36 minutos. Após um cruzamento na área, Romero bateu de primeira, mas Léo Pereira salvou em cima da linha, após Rossi não conseguir defender. Com boas chances criadas e um duelo marcado por oportunidades desperdiçadas, o Flamengo saiu vitorioso, enquanto o Corinthians, apesar da resistência, não conseguiu buscar o empate. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Flamengo 55,1% x 44,9% Corinthians
- Finalizações (certas): Flamengo 19 (9); Corinthians 9 (4)
- Faltas cometidas: Flamengo 13 x 20 Corinthians
- Passes certos (%): Flamengo 422 (92,1%); Corinthians 296 (84,8%)
O jogo da volta será no dia 20, um domingo, na Neo Química Arena. Os times discordam e brigam na Justiça por causa da data da partida – inicialmente, o duelo seria no dia 16, quarta-feira anterior, mas foi passado para frente por causa da Data Fifa.