Nesta semana, iniciam-se as disputas válidas pelas semifinais da Copa do Brasil. Enquanto Atlético-MG e Vasco da Gama duelam na Arena MRV, Flamengo e Corinthians decidem o jogo de ida no Maracanã. Ambos os confrontos vão ocorrer nesta quarta-feira, 2, às 19h15 e às 21h45 (horário de Brasília), respectivamente.
Copa do Brasil: como chegam as equipes?
Atlético-MG x Vasco
Vale destacar que o Alvinegro Mineiro também briga pelas semifinais da Libertadores, marcadas contra o River Plate. O elenco conduzido por Gabriel Milito, por outro lado, apresenta um desempenho mediano no Brasileirão, onde estaciona em 10º lugar, com nove vitórias, nove empates e oito derrotas.
Dessa maneira, é possível esperar um confronto equilibrado com o Vasco, que ocupa a posição acima na tabela. A performance do clube carioca na competição de pontos corridos é resumida em dez triunfos, seis igualdades e onze reveses. O bônus do Cruzmaltino é ter somente dois torneios dividindo a sua atenção na temporada.
Corinthians x Flamengo
Durante o último final de semana, pelo Brasileirão, o Corinthians sofreu uma dura derrota para o São Paulo no clássico em Brasília por 3 a 1, com direito a duas expulsões em uma arbitragem polêmica. Além da Copa do Brasil, o Timão está classificado para as semis da Sul-Americana. Porém, a luta contra a zona de rebaixamento continua pressionando o psicológico da equipe.
No entanto, o Flamengo também passa por complicações. Tite deixou o cargo de comandante após a eliminação na Libertadores para o Peñarol e resultados oscilantes no Campeonato Brasileiro. Assim, Filipe Luís foi ‘promovido’ do sub-20 rubro-negro e ocupou a vaga de comandante às pressas, na tentativa de recuperar o moral da equipe.
O trabalho mais consolidado de Ramón Díaz pode levar a melhor. Contudo, o catarinense tem um elenco ‘de primeira’ à disposição, somada a uma boa familiaridade com o mesmo.
Copa do Brasil: polêmica no calendário
A etapa ganha destaque devido à polêmica troca nas datas dos confrontos de volta (marcados, agora, para os dias 19 e 20 deste mês), instituída pela CBF. O pedido – feito especialmente por Atlético e Flamengo – veio para diminuir o potencial prejuízo da Data Fifa em relação a desfalques de seus atletas estrangeiros.