As grandes polêmicas que têm cercado o clássico de Madrid nas últimas temporadas voltaram a aparecer no encontro do último domingo, 29. Atlético e Real Madrid contaram com diversas atitudes lamentáveis, principalmente na torcida do time da casa, que foram relatadas por pessoas presentes no estádio Wanda Metropolitano.
Um deles foi o fotógrafo Jordán Bajo, que costuma trabalhar com jogadores e relatou cantos racistas contra Vinícius Júnior após a partida: “Centenas de torcedores do Atlético cantaram ‘macaco’ para Vinicius Jr e fizeram gritos de macaco acompanhados de insultos racistas repugnantes de adultos e crianças pequenas. Vivi o pior jogo da minha vida em nível humano“.
MILITÃO ABRE O PLACAR!
ATLÉTICO 0-1 REAL MADRID!
— Curiosidades Europa (@curiosidadeseu.eclipseroad.com) September 29, 2024 at 5:25 PM
Além disso, o próprio governo espanhol se manifestou condenando a atitude de atirar objetos dentro de campo, que acabou paralisando a partida por cerca de 20 minutos no segundo tempo. O delegado do governo, Francisco Martín, criticou quem justifica a ação pela provocação realizada por Thibaut Courtois, instantes antes.
Também em nota, o sindicato policial da Espanha acusou o Atlético de impedir uma intervenção dos profissionais presentes, não autorizando a entrada. Por outro lado, o clube também se manifestou de maneira pública condenando o ocorrido com os objetos atirados, além de o prefeito da capital, José Luiz Almeida, ter pedido que os envolvidos não retornem mais a um estádio de futebol.
Diversas outras personalidades que estão ou já estiveram envolvidas com o esporte chegaram a relatar casos e opiniões sobre o tema. Vale ressaltar que a rivalidade tem se acentuado nos últimos anos, principalmente pelos casos de racismo contra Vinícius Júnior nas vésperas dos confrontos entre as duas equipes.