Logo mais, o confronto entre Atlético de Madrid e Real Madrid vai ao ar, conheça um pouco da cidade de Madrid, lar dessas duas icônicas equipes da história do futebol espanhol e europeu, que torna a rivalidade local intensa e cativante. Embora haja uma rica disputa por trás desse confronto, aqui estão cinco curiosidades que você talvez não conheça sobre o Derby de Madrid.
Atlético foi formado como uma reação ao Real Madrid
Um grupo de estudantes bascos que morava em Madrid assistiu à primeira final da Copa del Rey em 1903, disputada entre o Athletic Club de Bilbao e o Madrid FC, que mais tarde se tornaria o Real Madrid. Descontentes com o estilo de jogo do Madrid FC, 18 dias depois, eles fundaram uma filial do Athletic em Madrid, que acabaria se transformando no Atlético de Madrid.
Atlético passou 14 anos sem vencer o Real Madrid
Entre 1999 e 2013, o Atlético de Madrid passou por uma verdadeira dificuldade nos derbies. O time não conseguiu vencer em 25 confrontos contra o Real Madrid, mas a chegada de Diego Simeone mudou sua sorte. Desde a tão esperada vitória dos Rojiblancos, o equilíbrio dos derbies se inverteu. Conquistaram 12 vitórias em 40 derbies realizados desde então, além de empatar 13 e perder 15 (considerando todas as competições). Na LALIGA EA SPORTS, o recorde é de seis vitórias e seis derrotas em 22 derbies.
A tradição dos torcedores do Atlético de comemorar na fonte de Cibeles
Durante a década de 1970, surgiu no futebol espanhol a tradição de celebrar títulos com outros torcedores em locais específicos da cidade. A fonte de Cibeles, situada no coração de Madrid, se tornou um ponto de encontro ideal para essas comemorações. No entanto, embora atualmente esteja fortemente associada ao Real Madrid, foram os torcedores do Atlético que iniciaram as celebrações nesse local, após uma vitória na LALIGA em 1977.
Com o passar do tempo, outros torcedores passaram a imitá-los, transformando Cibeles no ponto de referência para comemorações de títulos na cidade, portanto. Durante os anos 1980, os torcedores do Real Madrid celebravam ali as conquistas da icônica geração da Quinta del Buitre. Quando o Atlético conquistou outro título em 1991 – a Copa del Rey – Cibeles já estava tão ligada ao Real Madrid que seus torcedores decidiram mudar suas comemorações para 600 metros à frente, na fonte de Netuno, na avenida Paseo de la Castellana.
O confronto já foi mais importante que o EL CLÁSICO
Hoje, os maiores rivais do Real Madrid são é o Barcelona. Entretanto, o Derby de Madrid era o evento mandante nas primeiras décadas após o fim da Guerra Civil Espanhola em 1939. Como disse uma vez o grande Alfredo Di Stéfano: “Esqueça o Barcelona… a equipe que pode nos frustrar é o Atlético.”
Nove das vitórias do Atlético de Madrid na Copa del Rey ocorreram no Bernabéu
O estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, é, curiosamente, um lugar muito especial para os torcedores do Atlético de Madrid. Os Colchoneros conquistaram a Copa del Rey em dez ocasiões por lá, com nove desses sucessos ocorrendo no estádio de seus arquirrivais. Das dez vitórias em finais de copa, apenas a de 1996 contra o Barcelona foi realizada em outro estádio: La Romareda, do Real Zaragoza.
Ver essa foto no Instagram