No início da tarde desta sexta-feira, 27, a Seleção Brasileira conheceu mais uma lista de jogadores para a disputa das Eliminatórias. Pressionado no cargo, o técnico Dorival Jr surpreendeu ao convocar nomes inéditos para os jogos contra Chile e Peru. Apesar disso, a base de atletas se manteve a mesma.
Abner, do Lyon, Vanderson, do Monaco, e Igor Jesus, do Botafogo, foram as grandes surpresas da lista. As partidas contra os chilenos e peruanos acontecem nos dias 10 e 15 de outubro. Contra o Chile, a seleção vai jogar fora de casa. Já diante do Peru, o duelo será disputado no Mané Garrincha, em Brasília.
Seleção Brasileira: veja os convocados!
Goleiros:
- Alisson
- Ederson
- Bento
Defensores:
- Danilo
- Vanderson
- Guilherme Arana
- Abner
- Marquinhos
- Gabriel Magalhães
- Eder Militão
- Bremer
Meio-campistas:
- Bruno Guimarães
- André
- Lucas Paquetá
- Gerson
- Rodrygo
Atacantes:
- Vinicius Jr
- Endrick
- Martinelli
- Raphinha
- Savinho
- Igor Jesus
Números da seleção
Desde a eliminação para a Croácia, nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, Dorival Jr já é o terceiro treinador da Seleção Brasileira. Neste ciclo, 70 jogadores foram convocados até o momento, incluindo também as passagens de Ramon e Fernando Diniz.
Para efeito de comparação, nos quatro anos e meio entre a eliminação para a Bélgica, na Rússia, e a chegada ao Catar, Tite chamou 87 jogadores. Em um ciclo maior do que de costume porque o Mundial foi no fim do ano de 2022, o técnico do Flamengo utilizou 63 atletas.
Da Copa para cá, em um ano e dez meses, 70 atletas já foram testados. Foram 50 estreias na preparação anterior contra 37 até agora nas convocações visando a Copa que será disputada nos Estados Unidos, no Canadá e no México. Entre 2018 e 2022, o Brasil fez 50 jogos com 37 vitórias, 10 empates e apenas três derrotas. No ciclo atual, com apenas 19 exibições, são mais derrotas (5) e mais gols sofridos (23).