Algum tempo depois do fim do jogo entre Grêmio e Flamengo pelo Brasileirão, o clube carioca divulgou uma nota em suas redes sociais afirmando que o atacante Carlinhos teria sido alvo de racismo durante a partida. Segundo o texto, o jogador teria ouvido torcedores gremistas fazendo imitações de macaco em sua direção.
Além disso, o Flamengo também afirmou que um vídeo divulgado pelo jornal “Lance!” permite ouvir “nitidamente” um torcedor xingando seu atleta de “macaquinho”. Nas redes, torcedores do Grêmio rebateram a acusação afirmando que, na verdade, o que é dito é “tá bravinho”, e não a injúria racial colocada pelo adversário.
Carlinhos deveria entrar na justiça igual Diego fez. Expulsão fantasma.
— Euclides_CRF (@euclidescrf.bsky.social) September 22, 2024 at 7:54 PM
Vale lembrar que Carlinhos esteve em campo desde o início, tendo chance no time titular até os 12 minutos do segundo tempo. Neste momento, o jogador acabou sendo expulso de campo por uma agressão em Kannemann fora do lance, com uma decisão tomada com ajuda do árbitro de vídeo.
Veja a nota do Flamengo:
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Carlinhos sofreu injúrias raciais ao deixar o campo após ser expulso na partida deste domingo (22), contra o Grêmio, em Porto Alegre. O jogador diz ter escutado imitações de macaco e, em um vídeo de uma matéria do veículo “Lance!” (veja no topo da matéria), ouve-se nitidamente uma voz proferindo a palavra “macaquinho”. O Flamengo apoia totalmente o atleta, repudia o ocorrido e aguarda posicionamento da CBF“.