Nesta quinta-feira (19), o Flamengo recebeu, no Maracanã, o Peñarol pela partida de ida das quartas de final da Copa Libertadores 2024. Mesmo pressionando absurdamente desde o começo, o Mengão não foi efetivo e perdeu por 1 a 0 diante de quase 65 mil flamenguistas.
O time uruguaio abriu o placar logo aos 12 minutos, com Cabrera, aproveitando um rápido contra-ataque. A equipe rubro-negra, por sua vez, encontrou dificuldades para criar chances claras, mas quase empatou logo em seguida, com uma cabeçada de Plata que acertou a trave.
Na reta final do primeiro tempo, o Flamengo cresceu na partida e teve ótimas oportunidades para empatar. Bruno Henrique, livre na área, cabeceou em cima do goleiro Aguerre, que também brilhou ao fazer uma grande defesa em chute de Arrascaeta.
No segundo tempo, o técnico Tite buscou alternativas para mudar o cenário e promoveu alterações no time. Varela deu lugar a Wesley no intervalo, e Pulgar foi substituído por Alcaraz. Além disso, Plata saiu para a entrada de Carlinhos, Alex Sandro foi trocado por Ayrton Lucas, e De La Cruz deu lugar a Léo Ortiz.
View this post on Instagram
Mesmo com as mudanças, o Flamengo não conseguiu reverter o placar. Ao final do jogo, a equipe deixou o campo sob vaias da torcida, assim como havia saído para o intervalo. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Flamengo 66% x 34% Peñarol
- Finalizações (certas): Flamengo 17 (7); Peñarol 10 (2)
- Faltas cometidas: Flamengo 13 x 11 Peñarol
- Passes certos (%): Flamengo 532 (89,6%); Peñarol 131 (82,4%)
O jogo de volta será na próxima quinta-feira (26), no Estádio Campeón del Siglo, no Uruguai, e o clube aurinegro poderá jogar por qualquer empate para avançar às semifinais. Antes disso, o Flamengo jogará contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro, no domingo (22).