O LALIGA VS, plataforma dedicada para combater o ódio dentro e fora dos estádios, que na temporada passada focou no racismo, agora lança uma nova iniciativa: LALIGA VS BULLYING. Coincidindo com o início do ano letivo, a elite do futebol espanhol apela aos valores fundamentais do futebol — espírito de equipe, união, força coletiva e espírito esportivo — para encorajar as crianças a não se limitarem a observar o bullying, mas a se unirem para enfrentar o problema.
É preciso ressaltar: o bullying é definido como a exposição contínua de uma criança a abusos físicos, verbais ou psicológicos por parte de seus colegas no ambiente escolar. Trata-se de um problema frequentemente subnotificado, que impacta 1 em cada 4 alunos na Espanha, segundo a AEPAE (Associação Espanhola para a Prevenção do Bullying Escolar).
A campanha mostra que, juntas, as crianças têm o poder de reduzir os casos de bullying ao apoiar as vítimas. Sob o lema “Um time não deixa ninguém sozinho”, a campanha destaca um problema significativo na sociedade e o potencial do futebol para transformar essa realidade.
O foco central dela apresenta o bullying como um monstro que surge em um campo de futebol escolar, e como, com a unidade da equipe e a força de todos os jogadores, eles conseguem enfrentar e superar o problema. Há várias temporadas, os clubes da LALIGA têm mostrado seu compromisso na luta contra o bullying por meio de diversas campanhas que tiveram um grande impacto local na conscientização sobre o grave problema.
Por exemplo, o Atlético de Madrid, por meio de sua Fundação, implementa o projeto “Hazte defensa contra el bullying” (Torne-se um defensor contra o bullying), que envolve a colaboração com escolas da Comunidade de Madri para oferecer palestras para conscientizar sobre o problema. A ideia também conta com a participação de jogadores do time principal.
O Valencia CF, através de sua Fundação, organiza o programa “TODOS CONTRA EL ACOSO ESCOLAR” (TODOS CONTRA O BULLYING ESCOLAR), em parceria com a Polícia Nacional da Comunidade de Valência, para combater o cyberbullying e prevenir o bullying nas escolas locais.
Outro exemplo é o Albacete Balompié, que desenvolve um programa educacional em colaboração com o Conselho Provincial de Albacete e a Polícia Nacional. Essa iniciativa oferece palestras para jogadores da fundação e seus pais, abordando questões relacionadas ao bullying escolar e sua prevenção.