Em campo, mesmo sob críticas depois da eliminação na Copa do Brasil para o Flamengo, Rogério Ceni manteve a equipe titular já conhecida pela torcida tricolor e viu o time corresponder em campo contra o Atlético-MG. Na entrevista coletiva após a partida, o treinador destacou a resposta positiva do grupo neste domingo e o objetivo de buscar uma vaga na Libertadores 2025.
“Torcedor tem que entender que os mesmos 11 que não foram bem contra o Flamengo hoje deram uma resposta positiva no jogo. Jogador não é descartável, todo mundo quer fazer o seu melhor e nem sempre consegue. Não é por isso que não serve mais. Não é porque fez um gol ao entrar que tem que ser titular. Mas a gente tem que observar e tentar, com espaçamento maior, algumas alternativas para jogo. Já temos o Kanu suspenso [contra o Fortaleza]. Vamos pensar no que fazer. E a grande maioria tem essa semana, só três, quatro times não estão com a semana livre. Às vezes é difícil manter o foco do jogador para trabalhar a semana inteira, já é reta final do ano, mas temos que manter nosso objetivo.“
Resposta do Grupo e Conquista da Libertadores
“Meu foco quando comecei nesse trabalho é que o Bahia consiga o que conseguiu há 35 anos. Calendário cheio, internacional, se possível com a maior competição, a Libertadores. Maior sonho que tenho é ver esse estádio em um jogo de Libertadores numa quarta-feira”.
Rogério Ceni também destacou a força mental do grupo após a eliminação para o Flamengo e a importância de vencer um confronto direto na briga pelo G-6.
Como o Bahia se Recuperou Após Eliminação?
“Eu falo sempre para eles que tenho muito orgulho deles. Eu fiquei chateado nesse último jogo. Controlamos bem e não conseguimos impactar muito na última linha. Mas nós não conseguimos ser mais tão agressivos e precisávamos. Também vejo a qualidade do Flamengo. Um grupo enxuto e de muito valor de caráter. Às vezes quando machuca um jogador a gente não tem alternativa, a gente sente falta do Biel, mudava muito os jogos para a gente. Ratão entrou ligado, querendo, Iago na função do Jean Lucas, Ademir e Lucho bem. Dou muito valor a isso.”
“Torcedor acredite, não desanime, nós vamos lutar até o final para colocar o Bahia no lugar mais alto nos últimos 21 anos do Brasileiro.”
Desempenho dos Jogadores e Planejamento Futuro
O treinador ainda rebateu as críticas sobre o desempenho nos últimos jogos e elogiou Everton Ribeiro, autor de um dos gols e que protagonizou uma roubada de bola diante de Hulk, do Atlético-MG, que fez o torcedor tricolor comemorar na arquibancada.
“Everton é um prazer ver jogar, derrubou o Hulk. Quando trouxe já sabia. Mas não imaginava que entregaria tanto quanto vem entregando, como referência, pessoa, atleta. Foi o garoto que sobrou no meio-campo, os outros saíram. Ficou bom para ele o jogo. Falei para ele não se desgastar, jogar como segundo volante e fazer os três correrem para ele se sustentar até o final.”
Expectativas Para a Retomada no Campeonato
Com a vitória, o Bahia foi a 42 pontos e subiu para a sexta posição na tabela de classificação do Brasileiro. Rogério Ceni agora tem a semana livre para preparar o Bahia para mais um confronto difícil. No próximo sábado, o Esquadrão encara o Fortaleza, no Castelão, às 21h (horário de Brasília).
Perguntas e Respostas Notáveis
- Eliminação contra o Flamengo e recuperação: O que esse time produz é fruto de um trabalho de oito meses. Não teve treinamento para corrigir. Realmente a postura contra o Flamengo foi horrível…
- Ratão e Lucho: Eu acho que no último jogo eles não entraram bem, como o time todo não foi tão bem. Normalmente o bom mesmo é o que está no banco. Esse é o padrão, principalmente quando não ganha.
- Finalizações e apoio da torcida: Hoje foram 15 finalizações, estamos numa média. A única coisa é que finalizamos de local mais acessível. Everton contou com sorte, bola desvia no caminho. Tivemos oportunidades mais claras.
- Forma de jogar: O que eu pedi contra o Flamengo foi exatamente o que pedi hoje, mas nem sempre se consegue. Jogamos uma copa com 1 a 0 atrás. É diferente de começar, lado psicológico.