O Fortaleza Esporte Clube tornou-se um time que não apenas luta bravamente em campo, mas também se destaca pelo apoio fenomenal de sua torcida. Sua invencibilidade em casa no Brasileirão comprova a sinergia perfeita entre jogadores e torcedores, especialmente em confrontos cruciais, como o que enfrentará o Corinthians, nesta terça-feira, às 21h30, pelas quartas de final da CONMEBOL Sul-Americana.
A torcida do Leão é um espetáculo à parte, conhecida por suas festas vibrantes e inovadoras nas arquibancadas. Um exemplo disso são os mosaicos deslumbrantes que enfeitam o Castelão, criados pela “Equipe Mosaico”. Vamos mergulhar nessa história de amor pelo clube e criatividade.
Como Surgiu a Equipe Mosaico?
Inspirada em clubes do Leste Europeu, a “Equipe Mosaico” começou sua trajetória em 2012, num período em que o Fortaleza disputava a Série C e enfrentava muitos desafios. Os primeiros passos foram dados com recursos limitados e muita improvisação.
“Nós vimos a ideia e pensamos em adaptá-la para cá. Hoje em dia temos a planta do estádio, o que facilita muito, mas no começo era tudo no olho mesmo”, revelou Victor de Vasconcelos, responsável pela “Equipe Mosaico”, em entrevista à ESPN. “No início era tudo muito arcaico; atualmente, contamos com apoio técnico e recursos como o 3D.”
Qual a Importância dos Mosaicos para o Fortaleza?
Com o passar dos anos, a qualidade dos mosaicos evoluiu, refletindo a ascensão do Fortaleza no cenário futebolístico nacional. A “Equipe Mosaico” é financiada pela paixão dos torcedores, através de rifas e doações. “Abrimos rifas e temos caixinhas que circulam nos jogos para doações. Tudo é realizado pela torcida, desde a ideia até a produção e arrecadação”, explicou Victor.
Mosaicos em 3D: Um Show à Parte
Desde 2015, o Fortaleza tem acumulado títulos e feito história. A torcida, por sua vez, não fica atrás, criando festas inesquecíveis no Castelão. Os mosaicos evoluíram para impressionantes versões em 3D, cobrindo todos os setores do estádio. “Eu não gosto de repetir mosaico; estamos sempre inovando. É a nossa maneira de mostrar amor pelo Fortaleza e engrandecer o clube”, afirmou Victor.
Essa dedicação é reconhecida não apenas pela torcida e dirigentes, mas também pelos jogadores. Matheus Jussa, campeão da Copa do Nordeste e bicampeão cearense, recorda com carinho os momentos vividos no Castelão. “A torcida é o 12º jogador. Quando a torcida abraça o time, fica difícil não ganhar em casa”, disse o volante, atualmente no Shanghai Port FC.
O Impacto da Torcida no Sucesso do Fortaleza
Além de criar um ambiente mais favorável para o time, a torcida do Fortaleza contribui significativamente para o orçamento do clube. Tinga, ídolo do time e homenageado em mosaicos, destaca a importância do apoio financeiro dos torcedores. “Temos uma torcida de massa, com mais de 2 milhões de torcedores. Cada jogo temos de 30 a 60 mil torcedores no Castelão, e isso ajuda muito no orçamento do clube”, afirmou Tinga à ESPN.
Programação e Como Assistir
- Fortaleza x Corinthians (C) – 17/09, 21h30 (de Brasília) – CONMEBOL Sul-Americana, transmissão no Disney+
- Fortaleza x Bahia (C) – 21/09, 21h (de Brasília) – Brasileirão
- Corinthians x Fortaleza (F) – 24/09, 21h30 (de Brasília) – CONMEBOL Sul-Americana, transmissão no Disney+
O próximo confronto entre Fortaleza e Corinthians é aguardado com grande expectativa e promete trazer mais uma vez o espetáculo dos mosaicos e a fervorosa energia da torcida. Sem dúvida, será mais um capítulo emocionante na história de um clube que vem se consolidando cada vez mais forte, impulsionado pelo amor e criatividade de seus torcedores.