Nesta segunda-feira, 16, será iniciado o julgamento do Manchester City em resposta às 115 acusações de violações das regras de fair play financeiro da Premier League. As audiências independentes estavam marcadas para acontecerem em novembro, mas o processo foi antecipado.
Pelo que foi levantado de expectativas por diversos veículos da imprensa britânica, o chamado “julgamento do século” terá 10 semanas de duração e, com potenciais recursos e adventos utilizados no meio do processo, a expectativa é que a decisão final seja divulgada no primeiro semestre de 2025.
Por que o Manchester City está sendo julgado?
Vale ressaltar que a audiência não é um processo judicial e será realizada por uma comissão independente em um local não revelado. As supostas violações do Manchester City teriam acontecido entre 2009 e 2018, os primeiros nove anos dos investimentos provenientes dos Emirados Árabes Unidos na equipe inglesa. Nesse período, os Citizens voltaram ao topo do futebol inglês, com três conquistas da Premier League.
A Premier League anunciou as sanções há mais de um ano, em fevereiro de 2023, com uma série de regras estabelecidas pela liga, que foram dribladas pelo clube inglês. Dentre os principais motivos, estão a imprecisão em informações sobre as receitas do clube, os custos operacionais, além da falta de detalhes nas remunerações de técnicos e jogadores.

Possíveis punições do City na Premier League
Caso seja considerado culpado, o Manchester City pode sofrer uma série de punições e sanções, que ainda não foram definidas. No entanto, é possível que os Citizens percam pontos na Premier League, podendo, inclusive, gerar um rebaixamento do time, ou até mesmo uma expulsão da liga inglesa de futebol.
Ver essa foto no Instagram