Nesta quarta-feira (11), o Athletico-PR recebeu, na Ligga Arena, o Vasco da Gama pela partida de volta da Copa do Brasil 2024. Em nova disputa de pênaltis, a terceira do Cruzmaltino nesta competição, o clube mostrou uma enorme resiliência ao aguentar a pressão do Furacão e sair classificado.
View this post on Instagram
O primeiro tempo foi movimentado, com o Athletico pressionando desde o início. Após algumas chances de perigo, o time paranaense abriu o placar aos 25 minutos. Esquivel foi até a linha de fundo e cruzou para a área, onde a defesa cruzmaltina falhou e a bola sobrou para Cuello, que soltou uma bomba para fazer 1 a 0. Pouco depois, Cuello voltou a ser decisivo. Ele cruzou na medida para Zapelli, que venceu Maicon na marcação e, de cabeça, ampliou o placar para 2 a 0.
O Vasco teve a chance de reagir logo em seguida, quando Mycael errou na saída de bola, mas Payet, ao recuperar a posse, finalizou por cima do gol, desperdiçando a oportunidade. A situação dos cariocas se complicou ainda mais quando Rayan foi expulso aos 35 minutos, após acertar o braço em Esquivel. O árbitro Wilton Pereira Sampaio revisou o lance no VAR e trocou o cartão amarelo pelo vermelho.
Mesmo com um a menos, o Vasco conseguiu descontar no fim da primeira etapa. Aos 42 minutos, Lucas Piton fez um cruzamento preciso para Vegetti, que cabeceou com força, recolocando o Cruzmaltino na disputa com o 2 a 1.
No segundo tempo, o Athletico tentou aproveitar a superioridade numérica e pressionou, mas esbarrou em uma atuação inspirada do goleiro Léo Jardim, que fez defesas espetaculares, levando a decisão para os pênaltis.
Nas cobranças, Léo Jardim continuou brilhando, defendendo o pênalti de Canobbio e garantindo a classificação do Vasco para a próxima fase da Copa do Brasil. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Athletico-PR 68,8% x 31,2% Vasco
- Finalizações (certas): Athletico-PR 25 (8); Vasco 8 (2)
- Faltas cometidas: Athletico-PR 12 x 13 Vasco
- Passes certos (%): Athletico-PR 428 (90,1%); Vasco 107 (73,3%)
Com a classificação, o Vasco da Gama está na semifinal da Copa do Brasil pela primeira vez desde 2011, ano no qual foi campeão. Agora, o clube espera o vencedor do confronto entre Atlético-MG e São Paulo. Vale lembrar que o Galo venceu o primeiro jogo fora de casa, no Morumbis, e pode contar com qualquer empate em casa para avançar.