A LALIGA, em parceria com a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), adotará o gesto ‘Não ao Racismo’, aprovado no recente Congresso da FIFA em Bangkok, como parte de seu protocolo de ação para lidar com incidentes envolvendo torcedores. A decisão foi tomada de forma unânime, reafirmando o compromisso de ambas as instituições na luta contra o preconceito racial.
Novo protocolo da LALIGA contra o racismo: como funciona?
As entidades seguem firmes em seu objetivo de combater todos os tipos de discriminação no futebol, com ênfase na luta contra comportamentos racistas, e aplicarão o gesto de maneira ampla em todas as suas competições. A medida serve como um sinal, que o árbitro pode utilizar em qualquer partida, caso presencie um comportamento racista, ou seja, informado sobre a ocorrência de um incidente, seja por um jogador ou pelo Coordenador de Segurança das forças de segurança presentes no estádio.
O protocolo de ação contra o racismo, xenofobia e a intolerância no futebol está em vigor desde 2005, sendo agora reforçado com a introdução do gesto que tem como foco específico o combate ao comportamento racista. Essa implementação representa um avanço na luta, englobando desde regulamentações e punições até iniciativas de conscientização do público.