Cristiano Ronaldo, ícone do futebol mundial, fez duras críticas ao técnico do Manchester United, Erik ten Hag, afirmando que o clube precisa “reconstruir tudo” para voltar a ser competitivo nos maiores torneios.
A pressão sobre o treinador holandês aumentou após a equipe terminar a temporada passada na oitava colocação — sua pior campanha na história da Premier League — e já acumular duas derrotas nos três primeiros jogos da temporada atual.
Ronaldo, que teve duas passagens pelo United antes de se transferir para o Al-Nassr, na Arábia Saudita, questionou publicamente a mentalidade de Ten Hag. “O técnico diz que eles não podem competir para ganhar a Premier League e a Champions League”, comentou o português no podcast Rio Ferdinand Presents, que será lançado nesta quinta-feira.
“Como treinador do Manchester United, você não pode dizer que não vai lutar para ganhar a liga ou a Champions League”, continuou Ronaldo. “Talvez mentalmente você pense que não temos esse potencial, mas eu jamais diria isso. Vamos tentar, temos que tentar.”
O jogador também expressou seu carinho pelo clube: “O que eu desejo para o Manchester [United] é o que desejo para mim – que seja o melhor time possível. Eu amo aquele clube… Não sou alguém que esquece o passado.”
View this post on Instagram
Ronaldo, que em sua primeira passagem pelo United conquistou três títulos da Premier League, uma Champions League, duas Copas da Liga e uma FA Cup, além da Copa do Mundo de Clubes da FIFA e da Community Shield, também comentou sobre a falta de evolução no clube desde a saída de Sir Alex Ferguson, em 2013. “Não houve evolução”, disse Ronaldo, acrescentando que o clube não conquista um título da Premier League desde então.
O português ainda elogiou o movimento do novo coproprietário do clube, Sir Jim Ratcliffe, que adquiriu 25% das ações e prometeu restaurar as glórias do United. “Eles precisam reconstruir tudo, na minha opinião. O clube precisa de tempo, porque ainda é um dos melhores do mundo, mas precisa de mudanças”, afirmou Ronaldo. Ele também destacou que melhorias nas infraestruturas e no centro de treinamento são sinais positivos. “Acredito que o futuro será brilhante, mas não basta apenas talento. Eles precisam reconstruir desde a base, senão será impossível competir”, alertou.
Apesar das críticas, Ronaldo elogiou a contratação de seu ex-companheiro de equipe, Ruud van Nistelrooy, para a equipe técnica de Ten Hag. “Se Ten Hag ouvir Ruud, talvez ele possa se ajudar”, disse o astro. “Acho que Ruud pode ajudar muito, porque conhece o clube e deveria ser ouvido. As pessoas que realmente entendem de futebol são aquelas que estavam no vestiário. Eles sabem como lidar com os jogadores.”