O Real Sporting e o Real Oviedo se enfrentarão no sábado, 7 de setembro, às 13h30 (Horário de Brasília) em El Molinón. Compondo a grade de jogos da 4ª rodada da LALIGA HYPERMOTION, esse será um das partidas mais relevantes do campeonato.
Esse dérbi tem sido por muito tempo um dos mais emocionantes do futebol espanhol, independentemente da competição ou da posição na tabela em que os dois clubes se encontrem. Há muitas raízes nessa rivalidade, mas o principal fator é a rivalidade natural entre as duas cidades. Gijón é a maior cidade das Astúrias, uma das comunidades autônomas da Espanha situada no norte do país, enquanto Oviedo é ligeiramente menor, mas é a capital das Astúrias. Como ocorre em muitas regiões, estados ou nações com uma dinâmica semelhante, há uma discussão inevitável sobre qual cidade é melhor e mais bem-sucedida: a maior ou a capital.
O Real Sporting foi fundado em 1905 e o Real Oviedo em 1926, proporcionando aos habitantes das duas cidades a oportunidade de expressar sua rivalidade natural através do futebol. Desde o primeiro dérbi em 1926, no qual o Real Sporting saiu vitorioso por 2-1 em um dia de ventania intensa nas Astúrias, esses clubes têm se enfrentado em várias competições ao longo dos anos. No entanto, entre 2003 e 2017, houve uma pausa de 14 anos nesse dérbi, o que explica por que os encontros de hoje entre os dois clubes são muito mais especiais.
Em 2003, o Real Oviedo foi rebaixado para a quarta divisão do futebol espanhol e, após subir e descer entre a quarta e a terceira divisões, o clube enfrentou a ameaça real de desaparecer. No entanto, foi salvo quando torcedores, ex-jogadores e o empresário mexicano Carlos Slim compraram ações do clube, permitindo que ele sobrevivesse e subisse lentamente na hierarquia do futebol espanhol, chegando à LALIGA HYPERMOTION em 2015. Naquela época, o Real Sporting estava na LALIGA EA SPORTS, então foi apenas após o rebaixamento dos Rojiblancos em 2017 que esses dois históricos rivais puderam se reencontrar.
Ver essa foto no Instagram
Assim, o dérbi no Estádio El Molinón-Enrique Castro Quini em 9 de setembro de 2017 foi o primeiro em 14 anos, três meses e 22 dias. Agora, sete anos depois, eles voltam a se enfrentar, mas com uma peculiaridade a mais: o Real Sporting também possui ligações com o México. O grupo mexicano Orlegi, liderado pelo empresário Alejandro Irarragorri, adquiriu o Real Sporting em junho de 2022. Esse conglomerado, com vasta experiência na indústria do esporte, é dono dos clubes Atlas e Santos Laguna, da Liga MX, e também possui presença em outros países, como Estados Unidos, Colômbia e Escócia.
Além disso, em julho do mesmo ano, o Grupo Pachuca adquiriu 51% das ações do Real Oviedo, tornando-se o acionista majoritário do clube asturiano. O Grupo Carso, presidido pelo empresário Carlos Slim, mantém 20% das ações. O Grupo Pachuca também tem uma grande experiência no esporte. O Pachuca e o León, dois dos clubes mais importantes da Liga MX, assim como o Everton do Chile e o Atlético Atenas de San Carlos da segunda divisão uruguaia, também são de sua propriedade.
Além dos interesses comerciais dos dois clubes no México, isso gerou um interesse genuíno no país por essa partida, com torcidas organizadas de ambos os times e uma conexão México-Astúrias que se fortaleceu nos últimos anos. Além disso, ambos os clubes se classificaram para os playoffs da LALIGA HYPERMOTION na temporada passada, mostrando a qualidade de seus elencos. Apesar de as duas equipes estarem atualmente na parte inferior da tabela, ambas mantêm a ambição de conquistar o acesso nesta temporada. Por isso, há diversos motivos para não perder o jogo deste sábado.