A vitória do Fluminense sobre o São Paulo, no último domingo, 1, contou com uma grande polêmica de arbitragem, que acabou sendo crucial para o resultado. O primeiro gol do Tricolor carioca, marcado por Kauã Elias, foi irregular por conta de uma mão na bola do zagueiro Thiago Silva, ainda na origem do lance, que não foi vista pelo árbitro.
Tudo começou em uma tentativa de contra-ataque do São Paulo com Calleri, que foi lançado e viu o assistente marcar falta sua na jogada, mas o juiz de campo, Paulo César Zanovelli, deu vantagem ao ver a bola ficar com o Fluminense. Neste momento, ao não ver a sinalização do árbitro, Thiago Silva parou a bola com a mão em um gesto para cobrar a falta que não foi apitada pelo responsável.
Como o jogo ainda estava rolando, teria que ter sido marcada uma outra falta para o São Paulo diante do toque de mão do defensor mandante. Sem que ninguém da arbitragem tenha visto a irregularidade, Thiago iniciou a jogada que acabou com a finalização de Kauã Elias e o primeiro tento da partida. Vale ressaltar que o árbitro de vídeo chegou a revisar o lance, mas não avisou o juiz de campo sobre tal irregularidade, confirmando o tento.
Em coletiva pós-jogo, Zubeldía reclamou do lance e garantiu estar marcado pelos árbitros do futebol brasileiro, que seriam muito “autoritários”.