O Al-Hilal trouxe mudanças significativas no elenco para a nova temporada. Após contratar o lateral Moteb Al Harbi, nascido na Arábia Saudita, a saída do lateral Renan Lodi foi confirmada. Lodi, que chegou ao clube em janeiro vindo do Olympique de Marselha por 23 milhões de euros, realizou 18 jogos pela equipe, incluindo quatro partidas na atual temporada.
No entanto, o fechamento do mercado nas principais ligas europeias não impediu o Al-Hilal de fazer novas movimentações. Em países como Portugal e Holanda, ainda é possível realizar contratações, o que abre um leque de possibilidades para clubes árabes.
Contratação de João Cancelo e limitações de estrangeiros
Com a chegada de João Cancelo, lateral ex-Manchester City, por 25 milhões de euros na última semana, o Al-Hilal passou a contar com nove jogadores estrangeiros em seu elenco. Este fato ultrapassa o limite de oito atletas nascidos fora do país que podem ser inscritos na competição local.
A Federação Saudita de Futebol permitiu um aumento gradativo no número de estrangeiros por equipe, indo até 10 jogadores. Contudo, a norma estipula que dois deles devem ser nascidos a partir de 2003, uma estratégia voltada para o desenvolvimento de jovens talentos.
Quais foram os impactos da nova regulação?
Apesar das novas regras, todos os nove estrangeiros do Al-Hilal são maiores de 21 anos, o que cria um impasse para a equipe. Para se conformar às normas e liberar espaço para a inscrição de Neymar, que atualmente está na equipe, é necessário negociar a saída de um jogador estrangeiro.
Existem rumores de que o atacante brasileiro Marcos Leonardo, atualmente no Benfica, poderá ser trazido para substituir Michael, que foi para o Flamengo. Esta mudança abriria espaço para Neymar, atendendo às regras locais, porém a chegada de Cancelo faz com que o clube ainda precise substituir alguém para contar com o craque brasileiro.
Quem são os estrangeiros do Al-Hilal?
- Bono, goleiro (Marrocos)
- Koulibaly, zagueiro (Senegal)
- Renan Lodi, lateral (Brasil)
- João Cancelo, lateral (Portugal)
- Rúben Neves, volante (Portugal)
- Milinkovic-Savic, meia (Sérvia)
- Mitrovic, atacante (Sérvia)
- Malcom, atacante (Brasil)
- Neymar, atacante (Brasil)