A devastação que dominava o bairro Humaitá, especialmente nas ruas em torno da Arena do Grêmio, após as enchentes que atingiram Porto Alegre, já é coisa do passado. Com as águas baixando, o cenário de sujeira e destruição foi substituído por um movimento de reconstrução e esperança. Após mais de 20 dias com casas submersas, a comunidade começa a ver sinais de recuperação com a volta dos jogos na Arena do Grêmio.
Milhares de pessoas em diversas regiões da cidade e do estado foram obrigadas a deixar suas casas devido à enchente. Entre os afetados, estão os comerciantes locais que, além de perderem móveis e pertences pessoais, também perderam mercadorias armazenadas, como alimentos e bebidas vendidas nos bares.
Arena do Grêmio volta e reaviva a esperança na comunidade
Após quatro meses sem jogos, a Arena do Grêmio se prepara para receber torcedores novamente. Para muitos comerciantes da região, isso representa a primeira oportunidade de reabrir seus estabelecimentos desde o desastre causado pelas enchentes.
Na manhã de quinta-feira (29), um dos bares próximos à Arena já estava de portas abertas, mesmo que ainda não em funcionamento. Os donos estavam ocupados com a limpeza: mesas e cadeiras sendo lavadas a jato, um freezer sendo realocado. Outro detalhe importante: o estabelecimento só abre em dias de jogo e, neste domingo, estará novamente de portas abertas para os gremistas.
Como os moradores se recuperaram das enchentes?
Entre as ruas afetadas, ainda são visíveis as marcas da devastação. À medida que as pessoas retornam para suas casas, a alegria da reconstrução é maior do que o trauma da perda. Apesar de ainda haver muito a ser feito, a parte térrea das residências que foram completamente inundadas já passa por reestruturações.
A união entre os moradores e o auxílio externo foram cruciais para a recuperação. Algumas marcas comerciais ofereceram produtos e suporte estrutural, enquanto outras iniciativas, como rifas e “vaquinhas”, ajudaram a levantar recursos necessários.
Quais são as expectativas para o jogo da volta após as enchentes?
Para o jogo de retorno do Grêmio à Arena, apenas 12,7 mil ingressos foram disponibilizados devido às obras em andamento no estádio. Mesmo assim, a expectativa é de um grande movimento no entorno, onde bares e outros estabelecimentos esperam acolher um público significativo.
De acordo com Jéssica Bueno, cuja família é dona de um dos bares na região, a estimativa é que mais de duas mil pessoas passem pelo estabelecimento. “Nosso intuito é acolher esse público que, infelizmente, não estará dentro da Arena, mas estará aqui vibrando e torcendo pelo nosso Tricolor“, afirmou.
Medidas de segurança e logística para o retorno do Grêmio
Para garantir a segurança dos torcedores e moradores, haverá um esquema especial de policiamento e controle de trânsito. Embora o número reduzido de ingressos e as obras em andamento na Arena representem um desafio, a rotina de um dia de futebol na zona norte de Porto Alegre será retomada após 134 dias.
O jogo entre Grêmio e Atlético-MG pelo Brasileirão está marcado para às 11h de hoje. A bola volta a rolar na Arena, simbolizando não apenas a retomada das atividades esportivas, mas também o espírito de resiliência e reconstrução dos moradores e comerciantes locais.