Nesta quinta-feira (29), o Juventude recebeu, no Alfredo Jaconi, o Corinthians pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil 2024. Com direito até a queda de energia, as emoções ficaram guardadas para a reta final da partida, que viu o alviverde sair com a vantagem nos primeiros 90 minutos.
52/2º | Juventude 2×1 Corinthians | #JUVxSCCP
Com gols de Ronie Carrillo e Danilo Boza, o Juventude venceu o Corinthians por 2 a 1, no Alfredo Jaconi, no confronto de ida das quartas de final da @CopaDoBrasilCBF
Vamos meu Juzão, vamos pelear até o fim pela classificação!… pic.twitter.com/xSs3Sj87Km
— E.C. Juventude (@ECJuventude) August 30, 2024
Juventude e Corinthians protagonizaram um primeiro tempo marcado por intensa disputa física e tática, mas com poucas oportunidades de gol. Apesar de escalar três atacantes, o Timão não conseguiu ameaçar a meta dos donos da casa. As melhores chances da etapa inicial foram do Juventude: Lucas Barbosa arriscou um belo chute dentro da área, mas Hugo Souza fez uma grande defesa. Em seguida, Carillo, livre na marca do pênalti, também parou em uma defesa espetacular de Hugo Souza.
Nos minutos finais da primeira etapa, parte dos refletores do estádio Alfredo Jaconi apagou, interrompendo a partida por mais de 20 minutos. O apagão refletiu bem a falta de inspiração das duas equipes nos primeiros 45 minutos em Caxias do Sul.
No segundo tempo, o Juventude voltou melhor, impulsionado pelas mudanças táticas de Ramón Díaz. A equipe abriu o placar com Carrillo, que aproveitou uma sobra na área após falha de André Ramalho e Hugo Souza. O gol deu confiança ao Juventude, que passou a controlar o jogo e ampliou aos 41 minutos, quando Danilo Boza marcou em um chute cruzado após desvio de Rodrigo Sam em cobrança de falta de Jean Carlos. O Corinthians ainda conseguiu diminuir com Gustavo Henrique, mantendo as esperanças para o jogo de volta em São Paulo. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Juventude 54,9% x 45,1% Corinthians
- Finalizações (certas): Juventude 16 (5); Corinthians 11 (4)
- Faltas cometidas: Juventude 14 x 12 Corinthians
- Passes certos (%): Juventude 316 (87%); Corinthians 253 (86,6%)
Com a vitória por 2 a 1, o Juventude garante a vantagem do empate no confronto decisivo. O Corinthians precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis. O segundo jogo das quartas de final será no dia 11 de setembro, às 21h, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Antes do decisivo duelo pela Copa do Brasil, as equipes voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no domingo. O Corinthians recebe o Flamengo, às 16h, na Neo Química Arena, enquanto o Juventude enfrenta o Internacional, às 18h30, no Alfredo Jaconi.