Após uma negociação que durou algumas semanas, o Flamengo chegou finalmente a um acordo com o Al-Sadd por Gonzalo Plata. Segundo o ‘GE’, tudo está preparado para o equatoriano deixar o clube do Catar e assinar com o Mengão, mas algumas burocracias precisam ser destravadas para o anúncio ser realizado e o contrato assinado.
O Flamengo, de imediato, terá que desembolsar 4,25 milhões de dólares, cerca de R$ 24 milhões na cotação atual, por um percentual dos direitos do atleta. Na sequência, de forma gradual, o Mengão vai comprando as partes restante de maneira progressiva, em parcelas que ainda não foram especificadas, mas serão variáveis por metas estabelecidas.
O atacante de 23 anos chega no Flamengo e deve assinar um contrato até o final de 2028. A operação final gira em torno dos 9,1 milhões de dólares, cerca de R$ 51,9 milhões na cotação atual. Porém, mesmo após todos os pagamentos serem concretizados, o Al-Sadd vai permanecer com 30% dos lucros de Gonzalo Plata em uma possível venda.
Gonzalo Plata esteve na Copa do Mundo de 2022, representando o Equador, e esteve na mira do Corinthians nesta mesma janela de transferências. No Al-Sadd, na última temporada, o atacante, que já teve passagens por Espanha e Portugal, marcou 12 gols e deu oito assistências.