Nesta segunda-feira, 26, Sven-Göran Eriksson faleceu aos 76 anos. O ex-treinador lidava com um câncer no pâncreas, cujo quadro se tornou irreversível. Além disso, recentemente, o sueco havia recebido o diagnóstico de pouco tempo de vida.
Eriksson treinou a seleção inglesa e obteve grandes conquistas no Benfica (Portugal) e na Lazio (Itália). O ex-comandante colecionou dez títulos nacionais e dois continentais. Nas Copas do Mundo de 2002 e 2006, ele chegou às quartas de final em ambas com os ‘Leões’.
A morte do professor causou a comoção de diversos atletas que passaram por seu comando, que foram às redes sociais para demonstrar seu carinho a Eriksson.
David Beckham prestou uma tocante homenagem, descrevendo-o como um “verdadeiro cavalheiro” e expressando sua eterna gratidão ao ex-treinador da seleção inglesa.
Ver essa foto no Instagram
Eriksson, que fez história ao se tornar o primeiro treinador não britânico a comandar a Inglaterra, nomeou Beckham como capitão logo após assumir o cargo em 2001. Durante sua gestão, o sueco dirigiu Beckham em 57 dos 59 jogos em que ele capitaneou a seleção.
“Sven, obrigado por sempre ser a pessoa que você foi: apaixonado, atencioso, calmo e um verdadeiro cavalheiro”, declarou Beckham, que brilhou no Manchester United e no Real Madrid. “Serei eternamente grato por você ter me escolhido como capitão.”
Wayne Rooney, que fez sua estreia pela seleção inglesa aos 17 anos sob a direção de Eriksson, descreveu-o como um “homem especial”. “Descanse em paz, Sven”, disse Rooney. “Obrigado pelas memórias, pela ajuda e pelos conselhos. Meus pensamentos e orações estão com sua família e amigos.”
Ver essa foto no Instagram
O atual capitão da Inglaterra, Harry Kane, também prestou suas condolências: “Não tive o privilégio de jogar sob o comando de Sven, mas sei o quanto ele era querido e respeitado por todos que trabalharam com ele.”
Vários outros membros da chamada “Geração de Ouro” da Inglaterra também expressaram seu pesar. O atacante Peter Crouch, que teve sua estreia na seleção inglesa sob o comando de Eriksson, disse: “Sven me deu minha chance quando muitos duvidavam. Serei eternamente grato a ele. Ele fará muita falta.”
John Terry, outro jogador que debutou na seleção com Eriksson, o descreveu como um “grande técnico e excelente gestor de pessoas.” Frank Lampard acrescentou que Eriksson estava “sempre lá para você, dentro e fora de campo.”