Após fracassar na Copa América ao ser eliminado nas quartas de final da competição, o treinador da seleção brasileira Dorival Júnior admitiu que a possibilidade do Brasil ficar de fora da próxima Copa do Mundo é real. Com apenas sete pontos em seis jogos disputados, o treinador fará seus dois primeiros jogos no comando em Eliminatórias contra Equador (5°) e Paraguai (7°).
“A possibilidade é real para todas as equipes que estejam disputando. Ninguém tem uma posição definida ou definitiva em relação à tabela desse momento. Agora, eu tenho uma confiança muito grande que tudo isso se reverta ali na frente e, se Deus quiser, no final deste ano, nós estejamos num momento um pouco diferente. O trabalho é para isso”, declarou Dorival sobre o momento da seleção, em coletiva após o anúncio dos 23 convocados.
A seleção brasileira ocupa atualmente a sexta posição na tabela das Eliminatórias, à frente do Paraguai e atrás do Equador, justamente seus próximos adversários. Caso a competição fosse encerrada hoje, o Brasil se classificaria com a última vaga.
O Brasil está ELIMINADO da Copa América 2024… A seleção uruguaia se classificou nas penalidades! pic.twitter.com/n93V14AMob
— ge (@geglobo) July 7, 2024
A próxima Copa do Mundo será a primeira na história a ser realizada com 48 equipes. Entre 1998 e 2022, o Mundial era realizado com 32 seleções. Devido esta mudança, o continente sul-americano conquistou o direito de ter duas vagas diretas a mais pelas Eliminatórias.
O momento da seleção canarinha é preocupante há alguns anos no futebol, inclusive nas divisões de base, colecionando péssimos momentos nos Mundiais de categorias inferiores. Único país a participar de todas as Copas, o Brasil estaria no momento fora da zona de classificação, até mesmo da repescagem, caso o modelo de classificação fosse o mesmo até 2022.