Nesta quarta-feira (21), o Palmeiras recebeu, no Allianz Parque, o Botafogo pela partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores 2024. O jogo foi digno das duas equipes, e quase presenciamos outra virada histórica palmeirense, mas desta vez o desfecho foi diferente e o Fogão está nas quartas de final.
🔥 PASSAMOS 🔥 pic.twitter.com/LNkLCGguva
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 22, 2024
Diferentemente do jogo contra o Flamengo na Copa do Brasil, o Palmeiras não conseguiu emplacar sua pressão inicial e quem quase abriu o placar foi o Fogão, principalmente com um chute de Savarino, que carimbou a trave de Weverton.
O Verdão demorou para achar seu ritmo, mas quando achou não parou mais. A partir da segunda metade, os donos da casa dominaram a partida, porém não conseguiram abrir o placar. A melhor chegada do time foi aos 23 minutos, com um cruzamento de Richard Ríos para um cabeceio de Flaco López, que passou por cima do gol de John. O Palmeiras ainda chegou mais vezes, principalmente na bola parada, mas os clubes foram para os vestiários no 0 a 0, placar que eliminava os paulistas.
O Palmeiras continuou pressionando no início da última etapa, mas a efetividade do Fogão se sobressaiu e, aos 10 minutos, Matheus Martins passou para Savarino, que viu Igor Jesus no meio da área e cruzou. O camisa 99 precisou apenas finalizar para abrir o placar. O momento do jogo mudou completamente e quem jogava melhor eram os visitantes. Aos 17 minutos, a defesa palmeirense vacilou e Savarino saiu sozinho na cara de Weverton para fazer o segundo e afundar o Palmeiras.
Se não fosse o Verdão, qualquer um diria que o confronto já estava definido. Mas o time da virada tinha outros planos. Em uma cobrança de falta aos 40 minutos, Gabriel Menino levantou na área e Flaco López subiu para diminuir o placar. Com a chama reacendida, o Verdão saiu com tudo para frente e três minutos depois, Rony empatou e o Palmeiras, que parecia eliminado dez minutos atrás, precisava de apenas um gol para levar a disputa aos pênaltis.
Visivelmente apreensivo, o Fogão não conseguia manter a posse de bola e viu o time que nunca desiste virar a partida nos acréscimos com Gustavo Gómez. A esta altura, a partida estava indo às penalidades, com a moral totalmente do lado verde. O único empecilho foi que o zagueiro paraguaio dominou a bola na mão antes de finalizar e o gol foi anulado. No último lance da partida, o Palmeiras ainda teve uma bola na trave em cobrança de falta de Gabriel Menino. No apito final, quem riu por último foram os botafoguenses, mas foi muito mais difícil do que se imaginava de um time que chegou a liderar o placar agregado por três gols. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Palmeiras 62,8% x 37,2% Botafogo
- Finalizações (certas): Palmeiras 24 (7); Botafogo 8 (3)
- Faltas cometidas: Palmeiras 12 x 17 Botafogo
- Passes certos (%): Palmeiras 335 (90%); Botafogo 170 (78,7%)
Classificado para as quartas de final pela primeira vez desde 2017, o Botafogo agora espera o vencedor do confronto entre São Paulo e Nacional-URU, que ocorre nesta quinta-feira (22). Já o Palmeiras está fora de umas quartas de final pela primeira vez desde 2017, e agora foca no Brasileirão para conseguir outro título na temporada, além do Campeonato Paulista.