O Fluminense garantiu vaga nas quartas de final da Copa Libertadores após uma emocionante vitória nos pênaltis sobre o Grêmio, nesta terça-feira, no Maracanã. Após vencer por 2 a 1 no tempo regulamentar, o Tricolor das Laranjeiras superou a equipe gaúcha nas penalidades por 4 a 2, revertendo o placar agregado de 3 a 3, já que o Grêmio havia vencido o jogo de ida pelo mesmo placar.
O zagueiro Thiago Silva foi o protagonista do início da partida, abrindo o placar aos 13 minutos do primeiro tempo após cobrança de escanteio. O Fluminense ampliou ainda na primeira etapa com Arias, enquanto Gustavo Nunes descontou para o Grêmio no segundo tempo. Após a vitória, Thiago Silva revelou uma conversa decisiva com o técnico Mano Menezes, que o incentivou a cobrar um dos pênaltis na decisão.
“Nos pênaltis, todo mundo sabe que não é a minha principal característica, mas quando o Mano me perguntou se eu estava pronto, eu disse: ‘Acho que esse é o meu momento, posso bater sem problema nenhum’. Já aconteceu em outras situações em que eu não estava confiante, mas hoje eu senti que era a minha oportunidade”, compartilhou o zagueiro após a partida.
THIAGO SILVA É REI
JAMAIS ESQUECEREI
O MITO QUE A TORCIDA CONSAGROU pic.twitter.com/Yi1LdftsPK— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) August 21, 2024
Thiago Silva também destacou seu papel de liderança dentro de campo, sempre buscando minimizar os erros da equipe e manter a concentração dos companheiros. “Já vivi muito no futebol, e nesse nível de competição, os detalhes fazem a diferença. Eu procuro prevenir os nossos erros e manter todos bem posicionados. Sou chato, sei disso, mas essa noite, com certeza, os jogadores vão dormir com minha voz na cabeça, porque eu grito muito para estar atento aos pequenos detalhes”, admitiu o camisa 3.
Durante o jogo, Thiago Silva usou a faixa de capitão, mas fez questão de transferi-la para Felipe Melo, que entrou no segundo tempo e era o capitão do time antes da chegada de Silva. “O Felipe é o capitão da nossa equipe. Hoje, ele voltou a jogar, então achei justo passar a braçadeira para ele. Vim para o Fluminense para ajudar, não para tirar o lugar de ninguém ou roubar a capitania. Quero aproveitar meus últimos anos com este grupo vencedor e ser vencedor com eles também”, comentou Thiago Silva.
O zagueiro comemorou a classificação e relembrou a difícil decisão de retornar ao Fluminense, abrindo mão de outras oportunidades na Europa. “Essa classificação significa muito para mim. Tive propostas para ficar na Europa, mas escolhi voltar para casa, mesmo com a dificuldade de deixar minha família em Londres. Estou aqui para ser o mais profissional possível e deixar um legado para essa nova geração que está chegando. Já fui muito criticado, mas retornar ao Fluminense e ser recebido assim me faz querer retribuir esse carinho, especialmente em jogos difíceis como esse contra o Grêmio, que é uma equipe copeira”, afirmou o jogador.
Thiago Silva concluiu destacando o alívio e a alegria pela classificação, ressaltando a dedicação do time em campo. “O ano não tem sido fácil para nós, mas acredito que, pelo que mostramos nos dois jogos, se houvesse uma equipe que merecesse avançar, seria o Fluminense. Não desmerecendo o Grêmio, mas no jogo jogado, o Fluminense foi melhor. Saímos de campo com o sentimento de dever cumprido, porque entregamos tudo”, finalizou o zagueiro.